sexta-feira, 5 de abril de 2019

Neve "pinta de branco" a Serra de S. Mamede no Alentejo


A Serra de São Mamede, em Portalegre, no Alto Alentejo, ficou hoje dia 5 de abril “pintada de branco” com a neve que caiu com “alguma intensidade”, a confundir-se com o branco das cerejeiras, sobretudo nos pontos mais altos da Serra e Vales da Ribeira de Arronches e São Julião.


Foram muitas as pessoas principalmente vindas de Espanha que foram ver a neve  sobretudo  na zona da estrada que dá acesso  ao Reguengo e ao posto de vigia e às antenas, no ponto mais alto da serra.



Embora a última parte desta estrada das antenas seja muito inclinada não foi colocada qualquer sinalização de aviso os condutores para extremarem as suas precauções de forma evitar despistes.


A neve nesta altura do ano no Parque Natural da Serra da S. Mamede, teve grande destaque nos principais órgãos de informação espanhóis da vizinha Extremadura, que lhe dedicaram reportagens ilustradas e vídeos, fato que foi quase ignorado pela imprensa portuguesa.



Región

Se cumplieron las previsiones
****************

Con salida desde Badajoz llegábamos 50 minutos después a Reguengo, último pueblo hasta comenzar el grueso de la subida a las torretas de metal que coronan la cima de Sao Mamede (1.025 msnm) y muy similares a las existentes en Montánchez.


Tras 20 minutos de espera sobre las 8:15 horas de la mañana comenzaba a precipitar: primero agua, pasando a los 10 minutos a aguanieve, convirtiéndose paulatinamente en nieve granulada y finalmente nos sorprendía una gran ventisca de nieve tomenta incluida.


Después de hora y media de duración, recogido el material audiovisual para ofrecerlo a todos los lectores amantes de la meteorología -con la especial relevancia por el anodino invierno vivido y las alturas del año en que nos encontramos- poníamos rumbo a casa.


En la bajada a Portalegre pronto nos percatábamos que la cota prevista de 800 metros se había quedado muy corta, pues nevaba a las puertas de Portalegre, a escasos 550 metros, habiendo agarrado en superficie a partir de los 650 metros.

In/Extremadura7dias.


Veja; Vídeo no nosso/facebook
Vídeo/fotos/ E. Moitas / Direitos Reservados / 05-04-2019
















Sem comentários:

Enviar um comentário