quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Rádio e recordamos as rádios do distrito de Portalegre

 O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro.

O dia foi declarado pela UNESCO em outubro de 2011, com base numa proposta apresentada pela Academia Espanhola de La Radio. E celebrou-se pela primeira vez em 2012. O dia 13 de fevereiro foi a data escolhida porque em 1946 a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa, em simultâneo, para um grupo de seis países.

No distrito de Portalegre a emissões locais de rádio tiveram início no dia 10 de fevereiro de 1975,quando uma equipa de voluntários começou a realizar emissões no antigo Emissor Regional de Elvas da RDP, emissões que podiam ser escutadas em Arronches embora com alguns problemas técnicos.

Uma equipa que integrava António Pires, um arronchense, nascido na freguesia de Esperança.

António Pires, que no início da sua juventude trabalhou como caixeiro no conhecido comércio da família Mota, na rua Direita, em Arronches, acabaria por motivos profissionais a viver em Elvas, local onde apaixonou pela rádio e colaborou ativamente no então Emissor Regional de Elvas.

Homem culto e muito alegre, António Pires era figura assídua na romaria do Rei Santo, da qual foi grande dinamizador até à sua morte ocorrida prematuramente num acidente, encontrando-se sepultado em Badajoz.

Nos primeiros tempos do emissor regional de Elvas, deram voz a este projeto : Amândio Oliveira da Silva, José Abelha, Ernesto Santana, João Catela Nunes, Luís Lopes da Silva, Francisco Galvão, David Godinho, Manuel Vilas, José Silveira, Conceição Figueira, Maria Beatriz Praça, Fátima Galvão, Luís Torrão, Manuel Carvalho, António Vinagre, José Pintão Antunes, Orlando Piçarra, António Simões, Januário Jantarão, José Fava, Carlos Falcato, Alberto Barradas, Francisco Rasquilha, Aldina Amador, João Carpinteiro.

Um projecto que teve continuidade com a atual Radio Elvas, com emissões regulares a partir de 10 de Fevereiro de 2001, e actualmente a emitir nas frequências de 89.5 e 91.5 MHz.

A rádio no distrito de Portalegre
**********************
A Rádio Portalegre (RP) iniciou as emissões, em 104.5 FM, às 21:30 do dia 9 de novembro de 1989 nas instalações provisórias cedidas pela Câmara Municipal de Portalegre no Convento de Santa Clara.

Anos mais tarde a estação adquiriu sede própria no Edifício Régio 1, na Avenida de Santo António em Portalegre.

Atualmente a Rádio Portalegre emite para o Alentejo em 100.5 MHz (frequência principal com potência aparente radiada (P.A.R.) de 2000 watts que é ouvida nos distritos de Portalegre, Évora, Castelo Branco e Santarém) e em 104.5 FM, micro-cobertura para a cidade de Portalegre com 50 W de P.A.R., tendo mantido desde sempre, segundo os estudos de audiência da Marktest, a liderança das audiências entre as rádios locais do distrito de Portalegre.

A Rádio Portalegre é uma estação generalista, direccionada para um público sénior, amante da música popular e dos programas com interactividade, como é o caso dos clássicos discos pedidos.

No distrito de Portalegre existiram ainda com emissão própria as rádios: São Mamede em Portalegre em 88.9 FM, Rádio Tempos Livres em Ponte de Sor em 96.0 FM, Rádio Campo Maior 95.9 FM e a Rádio Sim do Grupo Renascença em 99.8 FM.

Nota: Um agradecimento ao locutor e amigo, Júlio Ricardo, que inaugurou com um tema do cantor alentejano Paco Bandeira, as emissões da Radio Portalegre, no convento de Santa Clara, em 9 de novembro de 1989, pela cedência das fotografias no estúdio de Santa Clara.
 Com/ Emílio Moitas / Global News





Sem comentários:

Enviar um comentário