quarta-feira, 14 de outubro de 2015

GNR e Centro Social Bom Jesus da Esperança promovem ação Idosos em segurança


A GNR e Centro Social Bom Jesus da Esperança, promoveram esta quarta-feira dia 14 de outubro, uma ação de sensibilização dirigida particularmente aos respetivos utentes e funcionários da Instituição.

A ação inserida no programa "Operação Idosos em segurança 2015”,  teve lugar na sala polivalente da Instituição, em Esperança, e contou com a colaboração dos agentes da GNR, Cabo, Paulo Redondo e Guarda, Fernando Gravito, afetos ao posto de Arronches, assim como do Presidente do Lar, Jorge Correia,  que prestaram esclarecimentos relativamente aos aos objetivos do Programa, destacando-se a aposta nestas ações de sensibilização junto da comunidade de forma a consciencializar os mais idosos, bem como aconselhar a adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção, quer em casa, transportes públicos e na via pública, no intuito de diminuir situações de risco, prevenir e evitar burlas/furtos/roubos, e conseguir deste modo conferir um maior sentimento de segurança.

A GNR e a PSP possuem como missão, entre outras, proteger, socorrer, auxiliar os cidadãos e defender e preservar os seus bens que se encontrem em situações de perigo. Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis destacam-se as pessoas mais idosas que, estando normalmente mais isoladas e fragilizadas necessitam, com frequência, do apoio de terceiros. Decorrente dessa dependência social, aumentam as debilidades securitárias, cabendo à GNR e PSP reduzir o seu sentimento de insegurança e contribuir para a diminuição dos índices criminais de atos que vitimam especificamente este grupo de risco.

Para este efeito foi lançado pelo Ministério da Administração Interna o Programa "Operação Idosos em segurança 2015", uma iniciativa que envolve a GNR e a PSP e que visa garantir as condições de segurança e tranquilidade das pessoas idosas e deste modo prevenir e evitar situações de risco.

O Programa, conta também com a colaboração de instituições que prestam ajuda domiciliária, através da troca de informações úteis para a prevenção de problemas e pela formação aos profissionais dessas instituições.
Fotos: E. Moitas


Sem comentários:

Enviar um comentário