domingo, 27 de setembro de 2015

Arronches – Grupo Mobilidade Sénior da JF Assunção visitou Piódão

A aldeia de Piódão no concelho de Arganil, foi o destino escolhido para a viagem cultural organizada pela Junta de Freguesia de Assunção e destinada ao Grupo de Mobilidade Sénior, que todas as quintas-feiras usufrui das aulas de Ginástica, dirigidas pela fisioterapeuta Patrícia Miranda, numa pereceria que envolve o Centro de Saúde de Arronches e a JF. de Assunção.

Esta viagem cultural que teve lugar no passado sábado dia 26 de Setembro,  insere-se no programa que já é uma referência nas iniciativas municipais dedicadas aos munícipes desta Junta, e em particular aos seniores, dado ser o grupo de residentes que tem maior dificuldade em se movimentar fora da sua área geográfica, levou este grupo de cerca de 40 pessoas até Piódão, proporcionando-lhe um dia inesquecível com novas experiências e o contacto com outras referências culturais.

Este passeio convívio foi acompanhado pelo Presidente de Junta, José Louro, Vice Presidente de Câmara, João Crespo, entre outros autarcas e a responsável pelo Grupo, assim como Patrícia Miranda, Fisioterapeuta.


Esta iniciativa teve o apoio da Autarquia de Arronches, com a cedência de transporte.

Para quem não conhece fica a informação, que a Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“.

Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor.

As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.

Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.

A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.

A aldeia ter-se-á desenvolvido de um anterior Castro lusitano “Casal de Piodam”, hoje em dias em ruínas, que terá sabiamente aproveitado e aperfeiçoado a agricultura em socalcos.

Já no século XX o estilo de vida que durante anos perdurou em Piódão sofre uma grande mudança, com a emigração em massa que se fez sentir, perdendo-se a força da terra.

Hoje em dia Piódão renasce com a força turística, preservando sempre a sua essência serrana.
Fotos: E. Moitas 





























Sem comentários:

Enviar um comentário