domingo, 29 de março de 2015

Arronches - Celebrou Domingo de Ramos com Procissão e Eucaristia na Matiz

Neste Domingo, dia 29 de março, teve início oficialmente a Semana Santa, a este dia dá-se o nome de Domingo de Ramos, que relembra a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém.

Como habitualmente em Arronches a Bênção dos Ramos teve lugar pelas 12h00 nos claustros da Igreja do convento de Nª. Sr.ª da Luz, seguida de procissão pelas ruas até à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, local onde foi celebrada Eucaristia de Domingo de Ramos pelo pároco Fernando Farinha.

Em Arronches os agricultores têm o hábito depois da bênção do ramo, ir ao campo colocar cruzes feitas de cana e ramos de alecrim bento e oliveira nas searas, para que as mesmas sejam protegidas de tempestades e colheita seja melhor.

Ainda sobre a bênção do Ramos a tradição local diz: O ramo depois de benzido na igreja é guardado em casa, sendo ainda utilizado para em momento de aflição e afastar as trovoadas:
 “Ora vai, Bárbara, vai! Leva-as para o monte maninho onde não haja pão, nem vento, nem o bafo de menino”.

Deixamos o programa religioso da Páscoa 2015 na Paróquia de Arronches:

Dia 02 de abril: Quinta Feira Santa – Arronches – Eucaristia/Ceia do Senhor – 21h00, incluindo a Cerimónia do Lava-Pés. Apresentação dos Catequizandos que irão fazer a 1ª Comunhão . Exposição e Adoração do Santíssimo Sacramento até às 24h00.
Alegrete – Eucaristia/Ceia do Senhor – 18h00.

Dia 03 de abril – Sexta-feira Santa:
Arronches 15h00 – Celebração da Paixão do Senhor

Dia 04 de abril – Sábado Santo:
Arronches – 22h00 – Vigília Pascal, na igreja Matriz, com a participação de todas as Comunidades.

Dias 02,03 e 04 de abril, quinta, sexta e sábado Santos é rezada a Oração de Laudes, em Arronches, ás 09h00, na Igreja Matriz.

Dia 05 de abril – Domingo de Páscoa
Eucaristia Solene da Ressurreição do Senhor
Alegrete – 09h30 – Esperança 10h45 – Arronches 12h00 – Vale de Cavalos 15h00 – Mosteiros 16h00 – Degolados 17h30.









Sem comentários:

Enviar um comentário