segunda-feira, 30 de março de 2015

A pretexto de controlar predadores selvagens veneno continua a fazer vítimas na Beira Baixa e Alentejo



Embora seja crime a prática do controle de predadores selvagens com recurso a iscos envenenados continua a dizimar diversas espécies de mamíferos e aves protegidos por lei, uma situação que ocorre em reservas de caça e junto de alguns criadores de gado.

Desta vez e que se tenha conhecimento foi um Abutre-Negro Aegypius monachus, a maior ave planadora que acorre a Portugal, e também das mais raras no país, morreu envenenado na zona de Vila Velha de Rodão. A denúncia foi feita pela Associação Ambientalista Quercus.

Ainda segundo elementos da Quercus, a ave foi recolhida, ainda com vida, por elementos da GNR do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, mas acabou por morrer no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco.

Recentemente no concelho de Arronches, no lugar de Nave Fria em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, foram também encontrados vários animais mortos, alegadamente vítimas de envenenamento, raposas, cães de pastores e vários gatos.

Quando encontrar animais com suspeita de envenenamento:

- Contacte de imediato as autoridades:
GNR/SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana Tel.: 213217000
SOS AMBIENTE (24horas chamada local) Tel.: 808200520
 - Permaneça no local até as autoridades chegarem ao local
- Não toque no(s) cadáveres e não permita que outras pessoas se aproximem do local. É fundamental que o cadáver e/ou isco sejam recolhidos apenas pelo agente da autoridade devidamente equipado.
- Siga todas as instruções dadas pelas autoridades.
Sempre que possua informações sobre o uso, posse e venda de venenos ou sobre casos de envenenamento contacte o Programa Antídoto. Visite o site: http://www.antidoto-portugal.org

Cão vítima de veneno

Sem comentários:

Enviar um comentário