segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mosteiros – Discutiu Documento Verde da Reforma da Administração Local

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal agendada entre os Vereadores do Município, teve lugar esta segunda feira dia 23 de Janeiro, em Mosteiros uma sessão pública para discutir a Reforma da administração Local que o actual governo pretende implementar, designadamente o eixo "Organização do Território", no âmbito do qual se prevê a fusão/extinção de diversas Juntas de Freguesia.

Com a nova Reforma da Administração Local, está prevista a extinção de algumas Juntas de Freguesia, situação que no concelho de Arronches contempla a freguesia de Mosteiros.

A sessão teve início pelas 18h00 no Pavilhão Multiusos sendo moderada pela Eng. Fermelinda Carvalho, presidente do município de Arronches que começou por fazer uma abordagem alusiva a este processo que teve início aquando da presença do Secretário de Estado da Administração local em Arronches, quando publicamente invocou razões objectivas para a não extinção desta freguesia, destacando a importância do trabalho desempenhado pelos eleitos desta freguesia junto da população.
Referindo ainda que nesse mesmo dia além de ter sido a única voz que saiu em defesa pública de Mosteiros, foi ainda entregue um documento ao representante do governo solicitando alterações nos critérios de base de forma a evitar a situação que previa a extinção desta freguesia.

Seguiram-se as intervenções de Francisco Figueira, presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, que deu conta do trabalho desenvolvido e o apoio prestado pela Junta à população, referindo ainda que a ausência da maioria da população de Mosteiros desta sessão se ficava a dever ao grande descontentamento motivado junto da mesma por esta situação que considera injusta para os Mosteirenses, terminando por anunciar diversas acções de protesto caso se concretize a extinção da J.F. de Mosteiros.

No decorrer da sessão intervieram ainda, Carlos Flores, vereador do Partido Socialista, que alertou para a importância de cumprir os prazos na documentação a enviar ao Governo, assim como sugeriu um Abaixo-assinado junto da população.

Contribuíram ainda com outras sugestões que visa manter a freguesia de Mosteiros, José Botelheiro, CDU, Amílcar Belchior, PS, Dr. Juscelino Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Esperança, Abílio Panasco, Presidente da Assembleia Municipal, Gil Romão, PS e João Palmeiro, PS.

Em suma foi uma sessão de consensos com as diferentes cores politicas envolvidas no debate a contribuíram para delinearem estratégias conjuntas, capazes de sensibilizar o Governo para a não extinção da Freguesia de Mosteiros, que para além das suas competências institucionais tem desenvolvido um importante trabalho em prol da população desta freguesia rural do Concelho de Arronches.








































Sem comentários:

Enviar um comentário