terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ex-votos Pintados em exposição imperdível na cidade de Évora

A inauguração da exposição 'Ex-votos Pintados' terá lugar esta quarta-feira dia 18 de janeiro, às 18h00, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, onde poderá ser visitada até dia 17 de fevereiro.

O evento, promovido pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, contará com um apontamento musical por elementos da Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora e uma conferência pela Prof.ª Doutora Ana Helena Duarte, seguida de uma Prova de Vinhos.

A mostra apresenta ex-votos provenientes dos Santuários de Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, de Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo, de Nossa Senhora do Carmo, em Azaruja (Évora) e de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo.

Em paralelo, a exposição exibe fotografias de ex-votos da colecção do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, situado no estado de Minas Gerais, no Brasil, considerado como um dos grandes centros de peregrinação daquele país.

Sobre a exposição:

Os ex-votos, sob formas e feitios variados, moldados em diferentes materiais (objetos, pinturas, desenhos, esculturas e fotografias), expressam, na sua diversidade o cumprimento de uma promessa, que recompensa o divino por uma ação de graças concedida.

Tratando-se de uma manifestação da devoção religiosa popular, os ex-votos são também testemunhos de história social, terrenos privilegiados para o estudo das mentalidades, da cultura e das práticas religiosas, mas também da história da ciência e da medicina.

Tendo por objetivo mostrar painéis votivos de coleções que marcaram de maneira significativa essa forma de devoção na Europa e no Brasil, entre os séculos XVII e XIX, as imagens fotografadas, em exposição, correspondem a pinturas votivas brasileiras que integram a coleção do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo (estado de Minas Gerais/ Brasil) - um dos grandes centros de peregrinação brasileiro - sendo os demais ex-votos provenientes de quatro dos principais centros de peregrinação da região Alentejo: Santuários de Senhor Jesus da Piedade (Elvas), Nossa Senhora do Carmo (Azaruja), Nossa Senhora D'Aires (Viana do Alentejo) e a Ermida de Nossa Senhora da Visitação (Montemor - o - Novo).

O motivo de expor estas imagens deve-se ao facto dos painéis votivos brasileiros possuírem, como influência principal, os aspetos compositivos e pictóricos dos ex-votos portugueses, estudados por Ana Helena Duarte na sua tese de doutoramento "Ex-votos e poiesis: representações simbólicas na fé e na Arte", pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Esta exposição é organizada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com os Santuários de Senhor Jesus da Piedade (Elvas), Nossa Senhora do Carmo (Azaruja), Nossa Senhora D?Aires (Viana do Alentejo) e Ermida de Nossa Senhora da Visitação (Montemor-o-Novo) e com a Professora Doutora Ana Helena Duarte.

Esta iniciativa conta ainda com o apoio do Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica e com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Para informações: Tel.: 266 769 450




Sem comentários:

Enviar um comentário