Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal agendada entre os Vereadores do Município, teve lugar esta segunda feira dia 23 de Janeiro, em Mosteiros uma sessão pública para discutir a Reforma da administração Local que o actual governo pretende implementar, designadamente o eixo "Organização do Território", no âmbito do qual se prevê a fusão/extinção de diversas Juntas de Freguesia.
Com a nova Reforma da Administração Local, está prevista a extinção de algumas Juntas de Freguesia, situação que no concelho de Arronches contempla a freguesia de Mosteiros.
A sessão teve início pelas 18h00 no Pavilhão Multiusos sendo moderada pela Eng. Fermelinda Carvalho, presidente do município de Arronches que começou por fazer uma abordagem alusiva a este processo que teve início aquando da presença do Secretário de Estado da Administração local em Arronches, quando publicamente invocou razões objectivas para a não extinção desta freguesia, destacando a importância do trabalho desempenhado pelos eleitos desta freguesia junto da população.
Referindo ainda que nesse mesmo dia além de ter sido a única voz que saiu em defesa pública de Mosteiros, foi ainda entregue um documento ao representante do governo solicitando alterações nos critérios de base de forma a evitar a situação que previa a extinção desta freguesia.
Seguiram-se as intervenções de Francisco Figueira, presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, que deu conta do trabalho desenvolvido e o apoio prestado pela Junta à população, referindo ainda que a ausência da maioria da população de Mosteiros desta sessão se ficava a dever ao grande descontentamento motivado junto da mesma por esta situação que considera injusta para os Mosteirenses, terminando por anunciar diversas acções de protesto caso se concretize a extinção da J.F. de Mosteiros.
No decorrer da sessão intervieram ainda, Carlos Flores, vereador do Partido Socialista, que alertou para a importância de cumprir os prazos na documentação a enviar ao Governo, assim como sugeriu um Abaixo-assinado junto da população.
Contribuíram ainda com outras sugestões que visa manter a freguesia de Mosteiros, José Botelheiro, CDU, Amílcar Belchior, PS, Dr. Juscelino Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Esperança, Abílio Panasco, Presidente da Assembleia Municipal, Gil Romão, PS e João Palmeiro, PS.
Em suma foi uma sessão de consensos com as diferentes cores politicas envolvidas no debate a contribuíram para delinearem estratégias conjuntas, capazes de sensibilizar o Governo para a não extinção da Freguesia de Mosteiros, que para além das suas competências institucionais tem desenvolvido um importante trabalho em prol da população desta freguesia rural do Concelho de Arronches.


