Com a publicação da lista de escolas a fechar ficou oficialmente confirmado que as Escolas de Mosteiros e Esperança não vão encerrar este ano, não constando as mesmas da lista das 297 escolas do ensino básico a encerrar “com o acordo das respectivas autarquias”, publicada pelo Ministério da Educação.
A medida que afecta essencialmente Escolas das Direcções Regionais do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo; na DRE do Alentejo fecham apenas 5 escolas (4 em Beja e 1 no Redondo) e 7 dna DRE do Algarve.
Mas o Ministério da Educação em tom ameaçador deixa o aviso “o processo de reorganização da rede vai prosseguir no próximo ano lectivo”.
Esta medida que visa reorganização da rede escolar, despoletada por parte do anterior Governo socialista de José Sócrates, tinha como meta o encerramento de cerca de meio milhar de escolas com menos de 15 alunos.
O novo ano lectivo para muitos alunos vai começar em centros escolares ou escolas longe dos seus locais de residência, para os mesmo para além de terem de madrugar, fica a ilusão de virem a usufruir de melhores infra-estruturas e recursos que lhes facultem condições mais satisfatórias de ensino.
Nas escolas de destino, os alunos vão encontrar possivelmente espaços educativos com mais qualidade, mas certamente também problemas que não existiam na escola da sua aldeia.
A medida que afecta essencialmente Escolas das Direcções Regionais do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo; na DRE do Alentejo fecham apenas 5 escolas (4 em Beja e 1 no Redondo) e 7 dna DRE do Algarve.
Mas o Ministério da Educação em tom ameaçador deixa o aviso “o processo de reorganização da rede vai prosseguir no próximo ano lectivo”.
Esta medida que visa reorganização da rede escolar, despoletada por parte do anterior Governo socialista de José Sócrates, tinha como meta o encerramento de cerca de meio milhar de escolas com menos de 15 alunos.
O novo ano lectivo para muitos alunos vai começar em centros escolares ou escolas longe dos seus locais de residência, para os mesmo para além de terem de madrugar, fica a ilusão de virem a usufruir de melhores infra-estruturas e recursos que lhes facultem condições mais satisfatórias de ensino.
Nas escolas de destino, os alunos vão encontrar possivelmente espaços educativos com mais qualidade, mas certamente também problemas que não existiam na escola da sua aldeia.
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