segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Arronches – As Gralhas da Praça da República

Nos últimos anos um numeroso bando de Gralha-preta, Corvus corone é visitante assíduo das torres de Arronches, partilhando espaço com pombos e cegonhas.

Na Praça da Republica ao início da manhã ou final da tarde os gritos roucos da gralha surpreendem turistas e visitantes da igreja matriz, acabando as mesmas por serem alvo das objectivas fotográficas.

Grande e totalmente preta, a Gralha é também conhecida por “corvos” em muitas zonas do país, confundidas com esta espécie.

Assim, a gralha-preta distingue-se do corvo pelo menor tamanho, pela cauda quadrada e pelas vocalizações mais longas (“kraa-kraa-kraa”) e da gralha-de-nuca-cinzenta (esta bastante mais pequena) pela ausência de mancha clara na cabeça e pelos olhos escuros.

A gralha-preta é um corvídeo abundante da nossa fauna. Pode ser vista em quase todos os tipos de habitats.

Forma frequentemente pequenos bandos. Distribui-se por todo o território, embora seja relativamente rara na parte meridional do Alentejo e no Algarve. É uma espécie residente que pode ser vista durante todo o ano

Comum em zonas abertas, reúne-se em bandos mais notáveis nas dormidas.

Das gralhas existentes em Portugal, só uma, a gralha-preta, está incluída na lista das espécies cinegéticas. Das restantes, a gralha-de-nuca-cinzenta e a gralha-de-bico-vermelho não se confundem facilmente com a gralha-preta.

O mesmo não acontece com a gralha-calva que apresenta um tamanho muito semelhante ao da preta, podendo distinguir-se pela face esbranquiçada sem penas e pelo bico mais delgado e pontiagudo; de referir ainda que esta última espécie só está presente em Portugal durante o Inverno.













































1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Fiquei encantado por descobrir este BELO Blog!!!

    A m/ mãe nasceu em Arronches, de forma que sinto um pouquinho dessa LINDA terra como minha. Tenho laços que irão perdurar para sempre em mim relativamente a essa local.

    Aliás, gostava de questionar se seria possível obter-me endereço electrónico duns parentes que não vejo há muitos anos e que é muito provável que vivam aí,ainda...?

    PARABÉNS pelo excelente Blog

    Abraço
    Mário Ferreira

    ResponderEliminar