
São manchas já com referências nacionais que se difundem pela zona raiana, local onde o Rei D. Carlos e outros membros da nobreza Ibérica participaram no passado em diversas caçadas aos javalis e lobos, que na época abundavam por toda a zona de Tagarrais.
Actualmente as montarias aos javalis ou “javalins”, como são denominados por aqui, batidas ás raposas ou caçadas aos tordos continuam a ser actividades de grande sucesso atraindo até Esperança muitos praticantes destas modalidades de caça.
Um dia de montaria é sempre um dia especial que depois de uma manhã passada nas serranias agrestes na esperança de visualizar e matar um javali, é depois retemperado na parte da tarde com o almoço convívio, almoço este que na maior parte das vezes é confeccionado pelos próprios caçadores.
Em suma um dia de montaria para além do sacrifício de alguns javalis, que por vezes existindo em número elevado causam danos na agricultura e ameaçam a sobrevivência de outras espécies, acaba por ser um dia de salutar convívio entre todos os participantes.
Deixamos o contacto da Associação assim como estas imagens de um belo exemplar abatido na montaria de Dezembro de 2010, na serra da Techugueira.
Associação de Caçadores e Pescadores os Arraianos de Esperança. Largo 25 de Abril, 19A - 7340-122 Esperança.

Sem comentários:
Enviar um comentário