sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alentejo – Um dia de montaria na Serra da Techugueira Arronches

Como habitualmente nesta época do ano a Associação de Caçadores e Pescadores os Arraianos de Esperança promove algumas montarias, as mesmas tem lugar nas Serras dos Louções, Rei Santo ou na Techugueira na freguesia de Esperança.
São manchas já com referências nacionais que se difundem pela zona raiana, local onde o Rei D. Carlos e outros membros da nobreza Ibérica participaram no passado em diversas caçadas aos javalis e lobos, que na época abundavam por toda a zona de Tagarrais.

Actualmente as montarias aos javalis ou “javalins”, como são denominados por aqui, batidas ás raposas ou caçadas aos tordos continuam a ser actividades de grande sucesso atraindo até Esperança muitos praticantes destas modalidades de caça.

Um dia de montaria é sempre um dia especial que depois de uma manhã passada nas serranias agrestes na esperança de visualizar e matar um javali, é depois retemperado na parte da tarde com o almoço convívio, almoço este que na maior parte das vezes é confeccionado pelos próprios caçadores.

Em suma um dia de montaria para além do sacrifício de alguns javalis, que por vezes existindo em número elevado causam danos na agricultura e ameaçam a sobrevivência de outras espécies, acaba por ser um dia de salutar convívio entre todos os participantes.

Deixamos
o contacto da Associação assim como estas imagens de um
belo exemplar abatido na montaria de Dezembro de 2010, na serra da Techugueira.

Associação de Caçadores e Pescadores os Arraianos de Esperança. Largo 25 de Abril, 19A - 7340-122 Esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário