terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alentejo - Arronches comemorou Centenário da República com exposição e recriação histórica

A exposição “Centenário da República”, recriação da "Implantação da República em Arronches" e Actividades Escolares promovidas pelo Agrupamento de Escolas com uma Estafeta e construção de uma Bandeira Humana e entoação do Hino Nacional, foram algumas das actividades que marcaram em Arronches as comemorações do Centenário da República.

A inauguração da exposição teve lugar na tarde de 5 de Outubro, tendo Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal feito uma breve apresentação da exposição explicando aos presentes os objectivos destas comemorações, referindo ainda que era inevitável comemorar os 100 anos da República”, tendo em consideração o passado republicano de Arronches.

Seguiu-se a intervenção do Dr. José Bigares, Vereador da Cultura, destacando que esta exposição só foi possível com a colaboração da Escola e alguns particulares, juntos uniram esforços com a Autarquia conseguindo-se reunir o importante espolio hoje patente nesta mostra alusiva ao Centenário da República.

Quanto à exposição “Centenário da República”, trata-se de uma mostra organizada pela Câmara Municipal composta por diversas fotografias, documentos e objectos alusivos à implantação da República em Arronches.
Esta exposição está patente do Centro de Educação Ambiental, podendo ser visitada até final de Outubro de 2010.

As comemorações do Centenário da República terminaram com a animação da Praça da República e recriação histórica da “Implantação da República em Arronches” a cargo do grupo Viv'Arte.

Foi num ambiente da época no contexto de uma disputa amigável de futebol com bola de trapos entre moços da terra, que chegam até Arronches notícias das sublevações da capital, mobilizam-se os mancebos para a guerra, cruzam-se sabres num duelo de ideias contrárias, irrompe o circo dos aleijões e a trupe dos saltimbancos ou do vendedor de banha de cobra, recriando a teatralização da efeméride com os acontecimentos nacionais aliados aos momentos locais com a queda da monarquia o triunfo da república, que Arronches recuou no tempo e passados 100 anos voltou a viver a “Implantação da Republica em Arronches”.































































































1 comentário:

  1. Viva a República!
    A vitória da Revolução Republicana de 1910 pôs fim a um regime monárquico anacrónico e parasitário e realizou importantes progressos no plano das liberdades e direitos fundamentais, da educação e da cultura, da laicização do Estado e dotou o país de uma Constituição avançada para a época, a Constituição de 1911.

    ResponderEliminar