quarta-feira, 10 de junho de 2009

Arronches – Inauguração da Sede do Rancho Folclórico

A sede do Rancho Folclórico de Arronches foi inaugurada hoje, dia 10 de Junho, aproveitando o feriado das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, numa cerimónia que foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Gil Romão e pelo secretário do Rancho Folclórico de Arronches, António Adelino Caiadas.

A cerimónia iniciou-se pelas das 17.30 horas com o descerrar de uma lápide alusiva ao acto, seguido de visita às novas instalações.
Pelas 18,00 horas tiveram lugar as actuações do Rancho Folclórico dos Fortios/Portalegre e do Rancho Folclórico de Arronches. No final foi servido um beberete a todos os presentes.

O Rancho Folclórico de Arronches foi fundado em 24-05-1981, por um grupo de arronchenses, com objectivo de divulgar o folclore do Alentejo e os usos e costumes da região. Desde essa data que estava sediado nas instalações da antiga Casa do Povo de Arronches.
Hoje passados 28 anos e ao abrigo de um protocolo recentemente assinado com a Câmara Municipal de Arronches, passou a dispor de amplas e modernas instalações para desenvolver a sua actividade futura.
Situada num dos antigos celeiros da ex EPAC a nova sede do rancho foi construída em tempo recorde.

O Rancho Folclórico de Arronches actualmente é composto por cerca de 40 elementos que vão dos 5 aos 85 anos, fazendo ainda parte do mesmo o Grupo das Pedrinhas de Arronches.
Um bom trabalho efectuado no passado por alguns elementos do grupo, com destaque para a D. Teresa Reia com a recolha de trajes, modas usos e costumes da região permite ao rancho representar o Alentejo e mais propriamente o Concelho de Arronches com autenticidade.

Ao longo destes 28 anos de actividade o Rancho Folclórico de Arronches pode contar com o empenho e dedicação de alguns bons técnicos de folclore (Ensaiadores), tais como a D. Irene Barradas da Urra, o Sr. João Nunes Vidal de Marvão, ou ainda o Sr. Álvaro Parreira de Portalegre.
Actualmente o Rancho é dirigido pelo jovem acordeonista do grupo Francisco Almeida.

Neste dia de festa é com saudade que recordamos os companheiros já desaparecidos e que contribuíram para aquilo que hoje é o Rancho Folclórico de Arronches, entre eles o tio Joaquim da Moagem, a D. Teresa Reia, o Sr. Marcelino Salgueiro, o Sr. José Francisco Trabuco, o Sr. Joaquim Baleia, o Sr. Francisco Tavares entre outros.
































7 comentários:

  1. Concordo inteiramente que finalmente o rancho passou a dispor agora de modernas e excelentes instalações só foi pena terem chegado passados 28 anos, isto quando do rancho que conhecemos no passado pouco resta!
    Enfim mais vale tarde que nunca…

    ResponderEliminar
  2. Se foi uma obra feita em tempo recorde, isso é a prova de que,ao contrário do que muitas vezes se quer fazer crer, a Câmara tem bons trabalhadores...
    Direi mais: foi feito depressa e bem, ao contrário de muitas obras feitas por empresas de fora,nas quais passado algum tempo acabam por ser os trabalhadores do Municipio a ter de corrigir os defeitos....

    ResponderEliminar
  3. É caso para pasmar agora quem quer instalações para sede em tempo recorde é só ir bater á porta da Câmara de Arronches, pelo que se constata nem precisa ser do concelho, veja-se o caso de Capítulos de Santo António, Confrarias de Gastrónomos e outros que estarão na calha!
    Só quando do projecto para a instalação do Centro do Rafeiro Alentejano em Arronches é que não se encontrou um espaço e lá se deixou abalar para Monforte.
    O único problema é que tudo isto é pago com dinheiro dos nossos impostos!

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO:
    Dado o número de comentários enviados para este post 16, é com tristeza que verificamos que dos mesmo apenas foi possível publicar 3 que não continham ofensas ou ataques pessoais, se existem motivos para reclamações as mesmas deverão ser endereçadas aos visados no assunto.
    Voltamos a informar que contamos com a participação de todos mas: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados

    Arronches em Notícias

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pela nova sede,é merecedor para quem leva os usos e costumes da região. Só queria salientar um falho quanto aos ensaiadores
    do grupo, acho que se estão a esquecer de uma senhora penso ser de Santo António das Areias que levantou o grupo quando ele estava em baixo.
    Parabéns continuem é muito bonito.

    ResponderEliminar
  6. Desconheço a passagem dessa senhora pelo rancho, dessa zona recordo apenas o bom trabalho do Sr. João Nunes Vidal de Santo António das Arreias - Marvão.
    Caso queira dar o seu contributo informado que foi essa senhora ficaremos gratos...

    ResponderEliminar
  7. Sim,Já me certifiquei é mesmo de Santo António das Areias. O nome da senhora é Esperança Rosado
    Se perguntar ao Sr Caiadas ele explica lhe como ela foi muito útil para o grupo,numa altura em que o grupo estava em baixo. Foi com muito gosto que penso ter ajudado. Obrigado melhores cumprimentos

    ResponderEliminar