quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente alerta para a degradação ambiental e mudanças climáticas

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e homenagear todos aqueles que diariamente fazem pequenas acções para preservar o planeta, vários eventos são levados a efeito no dia 5 de Junho um pouco para todo o mundo.

Em 2009, a sede do Dia Mundial do Meio Ambiente é México, o que reflecte a crescente importância dos países latino-americanos na luta contra as mudanças climáticas e a degradação ambiental.

(Ver mensagem do Sr. Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas, sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente - Texto em português do Brasil).

http://www.unep.org/wed/2009/portuguese/arquivo/Ban_Ki-moon.pdf

Definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, o dia 5 de Junho pretende ser o ponto de partida para a educação e cidadania que, certamente passa pela defesa do meio ambiente. À escola cabe um papel fundamental na preparação de jovens interventivos, responsáveis, críticos e capazes de abraçar uma causa tão nobre como a defesa do Planeta. Tomar consciência da necessidade de reduzir o consumo de energia
, de água e de outros recursos, como a floresta, assumir adefesa de espécies em vias de extinção, a preservação de habitats naturais e contribuir para a redução da produção de resíduos, podem ser batalhas ganhas se a aposta começar não só na família, mas também de forma sistemática na escola.
A Internet é hoje uma fonte de recursos inesgotável, que devidamente utilizada pode ajudar nesta causa. O número de sites, blogs, vídeos, imagens, às quais todos poderemos recorrer são imensos. As WebQuests, as viagens virtuais, são exemplos de recursos que poderemos utilizar contribuindo para o desenvolvimento de competências várias, também no âmbito da educação ambiental. Os jovens de hoje, no amanhã serão chamados a tomar decisões que podem ser determinantes para o futuro da vida na terra, como exemplo podemos pensar no destino que se dá aos resíduos domésticos que diariamente produzimos.

Em Arronches as comemorações alusivas ao Dia Mundial do Ambiente são organizadas pelo Centro Lúdico e Centro de Educação Ambiental, consistindo as mesmas em actividades lúdicas e desportivas, com jogos sem fronteiras: Rapel e Slide, destinadas aos alunos do 1º Ciclo do Concelho de Arronches.

Sem comentários:

Enviar um comentário