terça-feira, 16 de junho de 2009

Esperança - Plantação de novo olival

A Conhecida e reconhecida a excelência da qualidade dos nossos azeites levou a que nos últimos anos os empresários espanhóis tenham adquirido milhares de hectares para a plantação de novos olivais "pintando a paisagem no Alentejo de verde prata” e transformando o outrora celeiro português em olival de Espanha.

Em Arronches os empresários espanhóis depois de terem investido na vinha e no aproveitamento do montado de azinho para a engorda do famoso porco preto estão agora a comprar terrenos para a plantação de olival.

Na freguesia de Esperança na zona de Hortas de Baixo, em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede já são bem visíveis as alterações provocadas na paisagem para a implementação desta nova cultura.

4 comentários:

  1. Se o olival fosse de algum pobre o Parque Natural não aprovava o projecto assim como deve ser de algum espanhol rico já não existe problema.
    Assim vai a conservação da natureza pelo Parque de São Mamede!!!

    ResponderEliminar
  2. Menos mal que os empresários espanhóis ainda vão investindo, porque os portugueses quando investem cem euros, querem ter logo lucro de mil e muitas vezes é apenas para receberem os subsídios....
    Já agora espero que este olival venha a proporcionar trabalho para os habitantes da Freguesia ou do Concelho, uma vez que os outros investimentos que por aqui tem havido, como é o caso das vinhas, tanto quanto sei não dão emprego a mão-de-obra local...

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao comentário anterior, quem o fez, só lhe posso dizer que tente fazer uma coisa igual, se tiver dinheiro e apoios para isso, porque de certeza que há melhores formas de perder dinheiro sem ser por amor à camisola, e destes criticos a maior parte são empregados do estado e mais, não sei se é o caso mas a maior parte destes investidores não são nem nunca foram agricultores, tendo ganho o dinheiro noutros ramos, indústria, construção civil, etc., e se investem é porque não lhes causa mossa na carteira, e não pense o comentarista anterior que este tipo de gente só anda a comprar propriedades aqui em Portugal, pois ele que experimente a dar uma volta do outro lado na Espanha e logo vê quem anda a investir, se é quem já o ganhou ou o quer ganhar, e se for o primeiro caso se é agricultor, e mais, basta ver aquando das expropriações do Alqueva, se foram os Portugueses ou o espanhois quem mais recebeu.
    A BEM DA NAÇÃO
    ZÉ POVINHO PAGADOR DE IMPOSTOS

    ResponderEliminar
  4. visitem http://evoraterraportuguesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar