quarta-feira, 23 de junho de 2021

Arronches - Montagem de grua no antigo convento de Nossa Senhora da Luz


A montagem de uma grua de grande porte na passada segunda feira, dia 21 de junho, em Arronches, e que vai agora servir obra de recuperação do antigo convento de Nossa Senhora da Luz, num investimento superior a 1,3 milhões de euros a cargo do município local, ofereceu imagens espetaculares com a perícia e profissionalismo dos funcionários de uma empresa espanhola a trabalharem nas alturas. 

De referir que o histórico Convento de Nossa Senhora da Luz de Arronches, foi fundado por iniciativa de Fr. Hilário de Jesus, religioso agostiniano natural de Portalegre, depois de ter visto goradas as suas tentativas para erigir uma casa da sua ordem naquela cidade e, posteriormente, na vizinha vila de Alegrete.


Em princípios de 1570, alcançadas as licenças da Câmara de Arronches, do rei D. Sebastião e do então bispo de Portalegre, D. André de Noronha, foi finalmente erigido o convento na ermida de Nossa Senhora da Luz, situada no adro daquela vila, para esse efeito doada pelo prelado portalegrense aos religiosos gracianos, por provisão de 24 de janeiro do mesmo ano, sendo a nova casa formalmente aceite na Ordem, em capítulo realizado pouco tempo depois, em Vila Viçosa.


Durante os quatro anos seguintes, a comunidade viveu recolhida no castelo até que, em 1 de maio de 1574, se transferiu definitivamente para o novo convento então consagrado.


O convento e igreja receberam ao longo da sua existência, diversas graças e privilégios concedidos por vários soberanos e, entre outros, pelos pontífices Benedito XIII, Clemente X e Benedito XIV.


De entre as relíquias que existiam na Igreja da Senhora da Luz, mereciam especial relevo as de São Cosme e São Matias, ofertadas aos religiosos pela rainha D. Catarina de Bragança a quem as mesmas tinham sido doadas por sua sobrinha, a imperatriz D. Maria, esposa do imperador Maximiliano II.


O convento foi extinto pelo Decreto de 30 de maio de 1834.

Fotos/Emílio Moitas / Direitos Reservados













 

Sem comentários:

Enviar um comentário