quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Alentejo - ICNF promove esclarecimento sobre "matilhas de caça maior" em Portalegre


O ICNF retoma as sessões de esclarecimento dedicadas às "matilhas de caça maior" e cumprimento da legislação, desta vez no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre no dia 28 de fevereiro pelas 17h30.


Uma sessão, podem ser abordados temas como o programa nacional de luta e vigilância epidemiológica da raiva animal e outras zoonoses, a identificação eletrónica, o licenciamento dos animais, o registo da matilha, a utilização de cães de raças potencialmente perigosas no exercício da caça, os princípios básicos para o bem-estar dos animais e o registo dos canis.

 

“Segundo dados do Ministério da Agricultura, nos últimos anos havia cerca de 750 matilhas registadas em Portugal, o que dava cerca de 25.000 cães, e é importante ter em conta que a maioria não está registada, o que dá um número muito mais elevado de animais que são utilizados para este efeito.

 

De referir que nos últimos anos as denúncias de caça ilegal, maus tratos e abandono de animais, levou muitos defensores dos animais e alguns sectores da sociedade questionam legalmente a utilização de matilhas na caça”, proibindo a luta entre cães e presas que podem resultar na morte ou ferimento destes animais.


Situações estão também relacionadas com “os maus-tratos e as condições a que estes animais são sujeitos diariamente”, denunciam os defensores dos animais.


Os cães destinados à caça são “mantidos, em muitos dos casos, presos por correntes e apenas são soltos nos dias em que a matilha é contratada para caçar”. “São animais deixados pelos caçadores num terreno e recebem comida apenas algumas vezes”, sem terem “os cuidados veterinários adequados”.

 

Para já as matilhas já existentes e devidamente legalizadas, os cães devem estar em condições físicas e psicológicas excelentes, para tal, têm de estar confortáveis, bem alimentados, saudáveis e fortes.


Alojamento em canil (salubridade, segurança, higiene, enfermaria e conforto)


Transporte e alojamento em viagem (segurança, higiene, kit médico e conforto)


Alimentação (Regular e variada)


Desparasitação interna e externa (Com plano de desparasitação)


Estado físico excelente e com boa apresentação (animais musculados, em forma e sem ferimentos abertos ou sinais de doença).


 

Sem comentários:

Enviar um comentário