quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Alentejo – No Dia de Reis come-se romã e canta-se as Janeiras



As Janeiras, ou cantar as Janeiras no Dia de Reis que se assinala a cada 6 de janeiro, é uma tradição portuguesa que consiste na reunião de grupos que, cantando de porta em porta, desejam às pessoas um feliz ano novo em versos simples, mas que retratavam fielmente a realidade de tempos que já lá vão.

 

 

No acompanhamento do Cantar as Janeiras podem ser utilizados instrumentos musicais, como a pandeireta, flauta, roncas, viola, acordeão e bombo. As músicas são normalmente conhecidas e a letra pode variar de localidade para localidade.

 

 

Que todos os arronchenses

Tenham muitas felicidades

Presentes e ausentes

De todas as idades.

 

Senhores não demoreis

Que é muito frio o luar,

Vinde-nos dar as Janeiras

Que nós temos de caminhar.

 

 

O Dia de Reis assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltasar) foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus.

Deram-lhe ouro, incenso e mirra.

 

 

Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, assim como em algumas zonas da raia portuguesa é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças no Dia de Reis.

 

Em Portugal nesta altura cantam-se as Janeiras, come-se romã em jejum para que não falte dinheiro o ano inteiro, e as crianças representam a história dos Reis Magos e parte-se o Bolo-rei.

Com/ Emílio Moitas

Sem comentários:

Enviar um comentário