sábado, 29 de janeiro de 2022

Alentejo - Visita guiada ao património pelo Centro Histórico de Arronches


Um grupo de cidadãos espanhóis oriundos da cidade de Badajoz, realizaram este sábado dia 29 de janeiro, uma visita guiada ao património arronchense, com a participação do historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado, a alguns dos locais mais emblemáticos do centro histórico, desta nobre e valorosa vila que nasceu e cresceu na raia.


Com séculos de história Arronches foi referida duas vezes na grande obra épica de Luís de Camões, Os Lusíadas, uma no canto VIII (est. XIX), e outra no canto III (est. LV).


A visita decorreu pelas ruas e praças do Centro Histórico, com destaque para a Igreja Matriz, Praça da República, Antigo Largo da Cadeia, exterior do Convento de Nossa Senhora da Luz e Museu Agrícola – CEIRA.


Uma visita cultural que terminou à mesa de dois restaurantes arronchenses, com os participantes a degustar o melhor da gastronomia alentejana.


Autor do livro “Salgueiro Maia – das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, em Espanha com o título “Salgueiro Maia – de las Guerras en África a la Revolución de los Claveles y su Evolución Posterior”, obra recentemente lançada em Portugal e em Espanha.


Moisés Cayetano Rosado é um historiador, interventivo e corajoso, na busca da verdade histórica e da defesa e salvaguarda da cultura do seu país, mas também apaixonado pelo seu país vizinho – Portugal – participando na organização de inúmeros eventos literários e culturais.


Nasceu na Extremdura em La Roca de la Sierra (Badajoz, Espanha), em 1951. É licenciado em Filosofia e Ciências da Educação e doutorado em Geografia e História.

Fotos/ Emílio Moitas 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário