sábado, 23 de outubro de 2021

Cultura – Livro “Campo Maior No Centro de Um Conflito Internacional nas Primeiras Décadas do Séc. XIX" apresentado no Quartel do Carmo


Decorreu na tarde do passado dia 21 de outubro a apresentação do livro "Campo Maior No Centro de Um Conflito Internacional nas Primeiras Décadas do Séc. XIX", do campomaiorense Rui Rosado Vieira, numa cerimónia que decorreu no Quartel do Carmo, pelas 18h30, em Lisboa, tendo a apresentação ficado a cargo do Comandante Geral da GNR, o também campomaiorense Rui Clero, e na qual marcaram presença O Presidente do Município, Luís Rosinha, e a Vereadora São Silveirinha.


A obra, agora apresentada está baseada em documentação até aqui inédita, destaca o papel preponderante de Campo Maior e dos campomaiorenses nos intensos conflitos militares e sociais que assolaram a Europa e o continente americano, desde a Guerra das Laranjas até à Guerra Civil de 1832-1834, passando pelas Invasões Napoleónicas e os tumultos sociais e políticos provocados na praça de Campo Maior.


A cerimónia contou ainda com a participação do Coronel Andrade, que destacou as ligações entre a GNR e Campo Maior, e Fernando Mão de Ferro, editor e fundador das Edições Colibri.


O encerramento da sessão ficou a cargo de um grupo de campomaiorenses que brindaram os presentes com as conhecidas e tradicionais saias de Campo Maior.


Com/ Emílio Moitas / Fotos/Município Campo Maior  




 

Sem comentários:

Enviar um comentário