terça-feira, 19 de outubro de 2021

“Fátima” - O filme dos pastorinhos com Harvey Keitel e Sônia Braga em Portalegre


Após vários adiamentos provocados pela pandemia, o filme já pode ser visto nas salas de cinema em Portugal.

 

Há mais de um ano que era aguardada a pela estreia de “Fátima”. Embora já tivesse estreado fora do País, como nos Estados Unidos da América, o filme chegou (finalmente) esta quinta-feira, 7 de outubro, aos cinemas nacionais, após vários adiamentos implicados pela pandemia. “Fátima” conta a história dos três pastorinhos e das aparições da virgem Maria na Cova da Iria, em 1917.

 

Foi totalmente gravado em Portugal há três anos e realizado pelo italiano Marco Pontecorvo (que foi um dos diretores de fotografia de “A Guerra dos Tronos”). Parte da equipa técnica (e a grande maioria do elenco) é portuguesa. O guião baseia-se nas “Memórias da Irmã Lúcia”, livro publicado em 1976, e pretende contar a sua versão dos acontecimentos, a partir da sua perspetiva.

 

A antestreia exclusiva em Portugal aconteceu no início de março de 2020 para vários membros do clero, entre os quais o cardeal António Marto, e vários funcionários do Santuário de Fátima.

 

Harvey Keitel é a maior estrela internacional que faz parte do elenco. Interpreta um professor cético, que fala com Irmã Lúcia (interpretada pela brasileira Sônia Braga) nos anos 80, quando ela já é idosa e recorda a sua vida.

 

É ela que lhe explica como foi visitada por Nossa Senhora, que lhes disse para rezarem, que era preciso converter mais pecadores, e que lhes prometeu trazer paz ao mundo e acabar com a Primeira Guerra Mundial — onde havia milhares de soldados portugueses a lutar, incluindo o irmão de Lúcia e muitos jovens daquela região.

 

Entre o elenco português estão nomes como Alba Baptista, Joaquim de Almeida, Lúcia Moniz, João Arrais, Filipa Areosa, Luísa Cruz, Iris Cayatte, Carla Chambel, Marco D’Almeida, Ana Moreira, Joana Pais de Brito, Joana Ribeiro, Isabel Ruth, Luisa Ortigoso e Laura Frederico, entre outros.

 

Em Portalegre o filme pode ser visto no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, vulgo CAEP, nos dias 2 e 3 de novembro de 2021, com sessões ás 18h20 e 21h30. 

Com/Emílio Moitas 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário