quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Arronches – Palestra “Conviver melhor com a Diabetes”



Assinalando o Dia Mundial da Diabetes o Centro Cultural de Arronches vai acolher a palestra “Conviver melhor com a Diabetes” Alimentação e Atividade Física, a ter lugar dia 14 de novembro, pelas 15h30.

Um evento que conta com os oradores:

- Nutricionista Ana Trindade
- Enf. Mónica Nunes
- Fisioterapeuta Patrícia Rodrigues

A organização é do Centro de Saúde de Arronches, que conta com a colaboração da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Assunção, assim como de outras entidades e entidades.  

De referir que no combate à diabetes é importante fazer uma alimentação equilibrada e 30 minutos de atividade física diária são essenciais para controlar a doença que afeta mais de um milhão de portugueses.

Se não for tratada com dieta, atividade física e controlo dos níveis de açúcar no sangue, a diabetes pode causar limitações na visão ou cegueira, lesões irreparáveis nos rins e problemas cardíacos ou do sistema nervoso. A diminuição da irrigação sanguínea pode afetar os membros inferiores, gerar úlceras e obrigar a amputações.

Pessoas com risco de contrair diabetes devem vigiar a glicemia, o colesterol e a tensão arterial. Perante os seguintes sinais de alarme, vá ao médico:

cansaço extremo;
muita sede e boca seca;
visão turva;
necessidade frequente de urinar, sobretudo à noite;
fome constante;
problemas de concentração;
perda de peso repentina injustificada.

Para uma pessoa sem a doença, os valores da glicemia em jejum são normalmente inferiores a 110 mg/dl. Considera-se uma pessoa diabética quanto o valor de glicose no sangue em jejum é maior ou igual a 126 mg/dl ou maior ou igual a 200 mg/dl em duas medições em ocasiões diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário