terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Barragem do Caia está a 20% da capacidade total

Em 50 anos de existência da barragem do Caia nunca se tinha antigido um nível tão baixo, nem tinha sido posta em causa a rega dos seus 10.000 hectares de regadio.

Em 2018 e com a barragem do Caia a 20 por cento da capacidade total, a 20 de fevereiro , significa que está em risco a próxima campanha de regadio na zona de Elvas e Campo Maior, em causa está a próxima campanha em pomares e olivais e falta também a água para os animais.

Mas a prioridade agora é garantir o abastecimento público das localidades servidas por esta albufeira localizada nos concelhos de Arronches e Campo Maior.

Para a presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), Fermelinda Carvalho se “não chover a sério em fevereiro e março, o próximo verão vai ser uma catástrofe e a água vai acabar”, antevendo problemas grandes para as culturas de primavera e para as explorações pecuárias "obrigadas a comprar alimento para o gado" há vários meses e que a Barragem do Caia se encontra neste momento a 20% da sua capacidade.

Com o cenário de falta de previsões de chuva para os próximos dias, só resta mesmo ter esperanças e acreditar do ditado popular: “Março, marçagão, de manhã inverno à tarde verão” ou então: “Se não chove em abril, perde o lavrador couro e quadril”.
Fotos: Emílio Moitas/Global News



Sem comentários:

Enviar um comentário