segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Campo Maior – Assinalou bicentenário do nascimento de João Dubraz (1818 – 1895)

A vizinha localidade de Campo Maior assinalou na tarde do passado domingo, dia 21 de janeiro, o bicentenário do nascimento de João Dubraz, numa cerimonia que decorreu no Centro Cultural com o lançamento do livro de Francisco Galego  “Um Escritor Campomaiorense João Dubraz – Vida e Obra (1818 – 1895).

Uma cerimónia à qual assistiram o Presidente do Município, Ricardo Pinheiro e o Administrador da Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, assim como entidades convidadas e público em geral.

O livro foi apresentado pelo professor e historiador campomaiorense, Francisco Pereira Galego, um grande conhecedor da obra de João Dubraz, que no decorrer da sua brilhante intervenção referiu que João Dubraz “É considerado uma das figuras mais notáveis da vida cultural e da história de Campo Maior, ao legar um património de valor incalculável para a comunidade”.

A cerimónia terminou com a oferta do livro a todos presentes, seguindo-se uma sessão de autógrafos com o autor, Francisco Galego.

A edição desta obra contou com os apoios do Município de Campo Maior e da Delta Cafés.

João Francisco Gonçalves Brás. Era filho de um comerciante com loja aberta no Largo da Misericórdia, a que o povo chama o Terreiro e quem tem, desde 1869, o nome oficial de Largo Barão de Barcelinhos.

Este escritor, nasceu no dia 20 de Janeiro de 1818, numa época muito conturbada. Portugal foi, no início do século XIX, teatro de guerra entre as duas grandes potências da época: a França e a Inglaterra.

Fotos: Emílio Moitas







Sem comentários:

Enviar um comentário