terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

GNR recolheu lontra com problemas de visão no Monte do Duque


O Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento Territorial de Nisa resgatou esta semana, uma Lontra europeia  (Lutra-Lutra), no Monte do Duque - Nisa, que se encontrava, além de debilitada, com problemas na visão.

A lontra foi depois recolhida nas instalações da GNR em Nisa, por um funcionário do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), foi encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco.

De referir que a lontra possui hábitos principalmente nocturnos matinais, e como todas as outras lontras, é um animal semiaquático. O corpo das lontras-europeias mede entre 90 e 120 centímetros, e pode pesar até cerca de 15 quilos, vivem rios, riachos e lagoas que não estejam poluídos.

A lontra-europeia é um animal geralmente solitário, e ocupa um território que vai até cerca de 15 km, constrói uma toca entre raízes de árvores, em troncos ocos ou numa cavidade rochosa.

Alimentam-se principalmente de peixes e crustáceos, e eventualmente pode também alimentar-se de roedores e frutos.

Atingem a maturidade sexual entre os dois e os três anos, podendo reproduzir-se durante todo o ano. A gestação dura aproximadamente dois meses, e podem nascer de um a três filhotes. As lontras vivem entre 6 a 8 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário