terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Arronches – Acolhe universitários em missão “cá dentro"

Chama-se “Missão País” e é um projecto criado em 2003 por estudantes católicos que queriam poder falar de Deus na Universidade e mostrar como se vive a fé em acções de caridade e de serviço aos outros.

Arronches acolhe por estes dias cerca de 40 jovens em missão distribuídos por diferentes instituição a começar pela Paróquia Santa Casa da Misericórdia ou em contato na rua com a população, num projeto que na primeira missão mobilizou 20 jovens, há 13 anos. Hoje, são 2.500 a participar um pouco por todo o país.

Todos os anos, por esta altura, jovens universitários portugueses partem em missão “cá dentro”. Aproveitam a pausa entre o primeiro e o segundo semestre de aulas para dar testemunho da sua fé. Cada faculdade escolhe um local onde, ao longo de uma semana, os estudantes se disponibilizam a ajudar o outro, no que for preciso, numa missão que é muito mais do que simples voluntariado e na qual a oração está sempre presente. A ideia é a de que, quando a missão acaba, cada participante se sinta desafiado a continuar a viver a sua fé de uma forma mais comprometida no dia-a-dia.

Mariana Frazão, de 23 anos, é uma das responsáveis nacionais da “Missão País”. É aluna de mestrado na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde tudo começou, há 13 anos. “Um grupo de estudantes queria levar Jesus para a faculdade. Sendo uma parte tão importante da vida deles, queriam poder falar de Deus abertamente”, recorda. Foi, então, criado o projecto e a primeira missão teve por palco em Coruche, com a participação de 20 estudantes.

A escolha do local do trabalho é feita por cada faculdade. Mariana Frazão diz que “é preciso contactar previamente a paróquia e a autarquia, para saber as necessidades locais e onde podem missionar”. Catarina explica que as missões decorrem sempre nesta altura do ano porque “coincide com as férias de cada faculdade e o objectivo é que ninguém falte às aulas”.

A divulgação do projecto acontece muito pelo contacto pessoal entre os alunos, entre quem já fez missão e quem está interessado, mas todas as informações sobre inscrições, locais e datas, e até equipas responsáveis, podem ser encontradas na página do Facebook e no site do projecto, onde é possível ver o vídeo do hino da Missão deste ano, que tem o tema “Alegra-te, foste encontrado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário