domingo, 2 de agosto de 2015

Arronches - D. Antonino Dias, bispo de Portalegre e Castelo Branco presidiu à inauguração do Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de Arronches, foi inaugurado este domingo, numa cerimónia que teve lugar após o término da Eucaristia, pelas 12h00, na Igreja Matriz. 

A cerimónia de inauguração do museu foi presidida por D. Antonino Dias, bispo da diocese de Portalegre e Castelo Branco, acompanhado pelo pároco Fernando Farinha, presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, presidente da CIMAA, Armando Varela e outras entidades convidadas.

O núcleo museológico, instalado no coro alto da Igreja Matriz de Arronches, é composto em parte por um espólio com dezenas de peças, provenientes de diversas igrejas rurais existentes no concelho de Arronches hoje encerradas ao culto, entre as quais se distinguem as imagens de roca e do Calvário.

Visivelmente emocionado do decorrer da cerimónia de inauguração, o padre Fernando Farinha, explicou que o projeto da paróquia para a constituição do museu desenvolveu-se durante cerca de cinco anos, período necessário para a restauração das imagens que se encontravam em elevado estado de degradação, num investimento de mais de setenta mil euros, desenvolvido pala paróquia e que contou com o apoios da Câmara Municipal de Arronches e alguns particulares.

Aberto de terça a domingo, este novo espaço museológico arronchense que tem entradas gratuitas pode ser visitado das 10-12 horas e 15-17 horas. Com possibilidade de visitas guiadas sob marcação.
Fotos: E. Moitas 






Sem comentários:

Enviar um comentário