terça-feira, 26 de maio de 2015

Barragem de Veiros foi finalmente inaugurada pela Ministra da Agricultura, Assunção Cristas


A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território presidiu esta terça-feira, dia 26 de maio, pelas 16h00,a inauguração da Barragem de Veiros.

A albufeira da Barragem de Veiros, no concelho de Estremoz, agora inaugurada, vai permitir o armazenamento de água para futura utilização no regadio de uma área  de 1.114 hectares de solos, localizados na freguesia de Veiros e no concelho vizinho de Monforte, atualmente objeto de uma agricultura marcadamente de sequeiro.

Em declarações aos jornalistas, a governante salientou que a Barragem de Veiros “começou a ser falada no século XIX, foi pensada em meados do século XX e finalmente com este Governo chegou a ver a luz do dia”.

Assunção Cristas referiu ainda que a barragem “é o que melhor pode ajudar ao renascimento do interior do país, a água traz a possibilidade de fazer outro tipo de agricultura e de fazer outro tipo de transformação industrial”.

Nesta cerimónia para além da população, marcaram presença diferentes entidades, que aos microfones da Rádio Campanário, manifestaram o seu contentamento pela conclusão deste empreendimento.

Para o presidente da Associação de Regantes da Barragem de Veiros, trata-se de uma situação “que vem desde 1885, esperemos poder aproveitar esta obra da melhor maneira com o quadro comunitário que temos à mão e com o apoio de toda a gente, levar Veiros e a agricultura para a frente”.

Quando questionado sobre o preço da água a ser praticado, o dirigente associativo refere que “ a associação irá praticar o menor preço possível mas que seja sustentável”.

O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, refere que “é uma obra pública de reserva, e é fundamental para o abastecimento público em caso de necessidade, quer para a rega e até para atividades lúdicas, toda a atividade económica quer a ligada a produtos hortícolas quer a ligada a atividades paralelas vai ter impacto”.

Gonçalo Lagem, presidente do Município de Monforte destaca que “com as alterações climáticas, a falta de água a muito breve trecho é uma realidade e hoje no mundo já se mata pela falta de água e nós se não tomarmos medidas preventivas, se não tivermos capacidade de armazenamento, se não sustentarmos a agricultura, porque a grande falha da agricultura é a água”. “Temos um clima onde chove pouco no inverno e depois temos um verão rigorosíssimo que não nos permite fazer agricultura e ser competitivos com o resto da Europa”, referiu.

O plano de rega da Barragem de Veiros prevê beneficiar cerca de 45 agricultores dos concelhos de Estremoz, no distrito de Évora, e de Monforte, no distrito de Portalegre.    
Fonte: Radio Campanario
Fotos: E. Moitas 












Sem comentários:

Enviar um comentário