quinta-feira, 23 de abril de 2015

Plataforma Logística do Sudoeste Europeu uma oportunidade de desenvolvimento em tempos de crise


 Há cerca de um mês, precisamente a 23 de março de 2015, teve lugar a colocação da primeira pedra da futura Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, um ato que extrema importância para a economia e desenvolvimento, que passou quase desapercebido à maioria da população de ambos os lados da fronteira.

Numa cerimónia presidida pelo Presidente do Governo da Extremadura, José Antonio Monago, que foi acompanhado pelo alcalde de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, o embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro de Menezes, e outras autoridades da região Extremeña e Alentejana, como o Comendador Rui Nabeiro.

A colocação da primeira pedra nesta primeira fase da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, contempla um projeto que nesta fase contempla as obras de urbanização da plataforma com um orçamento de 12,5 milhões de euros e que deverão estar concluídas num prazo de 17 meses.

A este valor previsto para a primeira fase das obras juntam-se ainda, mais de 6 milhões de euros relativos ao terminal ferroviário, com um custo previsto de 25 milhões de euros com as obras de infraestruturas eléctricas e hidráulicas e melhoria de acessos diversos.

Localizada junto à fronteira de Caia, na saída para Campo Maior, a Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, vai ocupar uma superfície de 60 hectares.

No decorrer das obras de execução está previsto um investimento público e privado de 360 milhões de euros e a criação de mais de 4.000 postos de trabalho.

Um projeto importante também para Portugal com a criação de uma aliança estratégica entre a plataforma logística e os portos portugueses de Sines, Lisboa e Setúbal.

Na ocasião da colocação da primeira pedra deste importante empreendimento o embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro de Menezes, referiu que se trata de uma grande oportunidade para as empresas portuguesas no âmbito europeu, afirmando que deverá ser seguida a mesma linha de colaboração entre a Extemadura e Portugal no futuro. 
Fotos: E. Moitas 



Sem comentários:

Enviar um comentário