segunda-feira, 13 de abril de 2015

Monforte – Reviveu a tradição com a romaria à Senhora dos Prazeres


 Numa organização do Município de Monforte realizou-se esta segunda-feira dia 13 de abril, a tradicional romaria à Senhora dos Prazeres.

Em dia de feriado municipal de Monforte, e como é tradição, foram centenas os romeiros que participaram neste evento que contou ainda com os carros de parelhas e as carroças.

devidamente ornamentados, que saíram logo de manhã da vila de Monforte em desfile etnográfico até à igreja dos Prazeres, situada a cerca de 8 km da sede do concelho.

Perde-se no tempo a origem desta romaria à Senhora dos Prazeres, venerada pelas gentes da região, o primeiro testemunho documental referente à sua existência da romaria data do ano de 1758, realizando-se anualmente, na segunda-feira de Pascoela.

Após a procissão que habitualmente tem lugar ainda na parte da manhã, os romeiros juntam-se em redor da igreja para confraternizar o resto do dia, partilhando as merendas, numa festa campestre onde não falta o porco no espeto e muita música e tourada à vara larga ao final da tarde.
Fotos: E.Moitas 





























Sem comentários:

Enviar um comentário