domingo, 19 de abril de 2015

Arronches – Romaria do Rei Santo com gentes raianas a manterem a tradição


Centenas de caminheiros portugueses e espanhóis participaram este domingo dia 19 de Abril, numa jornada transfronteiriça, organizada pelo município de Arronches e que envolve as Juntas de Freguesia, Bombeiros e GNR, à romaria do Rei Santo

A romaria do Rei Salvador tem lugar anualmente, 15 dias após a Páscoa no lugar de Nave Fria, junto à raia com Espanha, e atrai largas centenas de romeiros que ali participam nas cerimónias religiosas e convivem em almoços campestres e saborearam o já tradicional porco no espeto num espaço de grande beleza e valor paisagístico do Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Protector dos campos, os agricultores recorrem ao Santo na protecção das suas searas e rebanhos, reconhecidos pelas graças recebidas os agricultores no dia da romaria vão pagar as promessas ao Santo, outrora com sacos de trigo e actualmente com fogaças ou animais como cordeiros ou leitões.

As ofertas ao Rei Santo denominadas de “fogaças”, são leiloadas a seguir à procissão, altura em que o leiloeiro percorria o recinto da romaria a anunciando as fogaças e gritando “Quem dá mais… quem dá mais…”.

Actualmente o grito do pregoeiro já não se faz escutar assim como os sacos de trigo são coisa do passado, embora as fogaças continuem a fazer parte da romaria as mesmas normalmente consistem num pão com chouriço, vinho, fruta ou doces sendo vendidas numa mesa instalada no átrio da ermida.

Algumas famílias aproveitam ainda este dia de festa para partir os folares oferecidos pela Páscoa, por padrinhos aos seus afilhados, partilhando o mesmo com amigos e familiares na romaria do Rei Santo, e passando o resto do dia em bailaricos ao som do acordeão, como podemos verificar ainda hoje.
Fotos: E. Moitas

























Sem comentários:

Enviar um comentário