sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Alto Alentejo – PT começa a corrigir os erros da ausência de sinal de televisão com mais dois emissores em Nisa e Gavião


As diligências efetuadas pela CIMAA e municípios associados junto da PT Comunicações (PTC) – responsável pelo serviço de radiodifusão de TDT começam agora timidamente a dar resultados, isto depois milhares de reclamações junto da PT e da ANACOM, organismos que durante meses ignoraram o problema ou atribuindo a situação aos consumidores alegando serem os mesmos a não disporem do equipamento adequado ou simplesmente não saberem orientar as respetivas antenas para os novos emissores ou então por não disporem de televisão paga (a taxa do audiovisual até parece que é um contributo voluntário).

Com o avolumar das reclamações pela destruição da cobertura de sinal publico de televisão, a situação começou a ter alguns desenvolvimentos todos a conta gotas, veja-se o resultado desta reunião com um alto representante da PTC:


Coma intervenção da CIMAA junto da PTC, dando conta de que a generalidade do território do Alto Alentejo se encontrava com cobertura bastante deficiente de TDT - quando comparada com a situação anterior (sinal analógico), em que as pessoas gozavam do acesso à televisão e simplesmente deixaram de o ter - inclusivamente em locais onde, segundo a informação vinculada erradamente nos canais informativos da TDT, era suposto haver cobertura terrestre (o que levou ao investimento por parte das pessoas em antenas próprias ou caixas descodificadoras que se vieram a revelar inúteis ) (uma situação que ainda pode ser constatada na totalidade do concelho de Arronches onde as sucessivas falhas de sinal TDT são diárias), estabeleceu a CIMAA uma metodologia comum que permitiu a ponte com a PTC e, junto dos municípios associados, proceder ao levantamento dos casos de perturbações na receção de sinal terrestre onde é suposto este chegar, para que possam ser tomadas providências de carácter técnico, resultando, até ao momento, em mais de 800 reclamações registadas, julgamos que este numero tem origem apenas nas reclamações recolhidas pela CIMAA, isto tendo em conta que reclamações apresentadas na linha TDT para o 800 200 838, caso não se insista que lhe seja facilitado o número da participação ou reclamação a mesma dificilmente fica registada.

Em Arronches pode apresentar a sua reclamação na Câmara Municipal ou acedendo ao Site da autarquia em http://www.cm-arronches.pt/tdt.htm

Ainda segundo a CIMAA os primeiros resultados da verificação técnica da equipa da PTC obrigaram já a diversas optimizações de rede, com destaque para a instalação de dois novos emissores em Nisa e Gavião, ao serviço desde 7 e 21 de agosto, respetivamente. Complementarmente, foram ainda redirecionados os emissores de Marvão e Alter do Chão.

A equipa da Direcção de Operação e Manutenção de Redes da PTC continua no terreno a estudar a qualidade de receção do sinal TDT no Alto Alentejo, esperando-se que venha a ser encontrada uma solução para o concelho de Arronches, teoricamente servido pelos emissores de Estremoz e Portalegre é com a pior cobertura terrestre de TDT no distrito.  

Fica a pergunta esse estudo da qualidade ou ausência da mesma na receção do sinal TDT no distrito de Portalegre não deveria ter sido feito antes do “celebrado” apagão do sinal analógico, Caso responsáveis pela implementação da TDT em Portugal não dispunham dos conhecimentos técnicos adequados ou dos meios tidos por convenientes ao distrito de Portalegre, não deveriam ter procedido ao desligamento do sinal analógico, ou então poderiam ter tido a humildade de solicitar a colaboração dos vizinhos espanhóis que em poucas semanas corrigiram as anomalias verificadas no seu processo de transição do analógico e levaram o sinal TDT a simples lugarejos como La Tojera na raia de Arronches, ao contrario do que se verificou em Portugal onde inclusive sedes de concelho ou aldeias com centenas de habitantes ficaram sem acesso à televisão portuguesa, com a TDT apenas a chegar uma vez por outra ao sabor dos dias de boa propagação de sinal.

E. Moitas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Arronches – Exposição de Fotografia de Manuel Marques

Humanizar é Preciso através da Cultura é o título da Exposição de Fotografia de Manuel Marques, a inaugurar no próximo dia 03 de Setembro na Galeria do Centro Cultural de Arronches.

 Manuel Marques, autor desta mostra de fotografia que poderá ser vista até 30 de Setembro de 2012, nasceu em 1949 na cidade de Lisboa. Com formação em Artes Gráficas pela Escola de Artes Decorativas António Arroio. Decoração de stands, banda desenhada, autor de capas de livros, cartoons, revistas, cartazes e anúncios para rádio e televisão. Responsável pela humanização de espaços culturais durante 3(três) décadas em Instituições públicas e  privadas. Fotografia, pintura e cartoons fazem parte da sua vida atual.

Mais informação consultar cartaz em anexo. 



Campo Maior - Ações Modulares Certificadas 2012


O Centro de Novas Oportunidades da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem abertas inscrições para as Ações Modulares Certificadas - 2012.

Os interessados em frequentar estas Ações podem efectuar a sua inscrição, através dos telef. 268 680 200 ou  96 13 15 530.

Uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento e valorização profissional facultada pelo Centro de Novas Oportunidades da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

Para consulta de Ações a iniciar brevemente ver cartaz em anexo.

Crato - 4ª edição do Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo


A Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo (ACRA) e a Câmara Municipal do Crato, promovem, este sábado dia 1 de setembro, a 4ª edição do Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo. O evento decorre no jardim municipal pelas 17h30, estando o mesmo integrado no Festival do Crato 2012 – 28ª Feira de Artesanato e Gastronomia.

Neste concurso podem participar exemplares registados ou não em livros de origem nas seguintes classes: cachorros, dos cinco aos nove meses; juniores, dos 9 aos 15/18 meses; e adultos, com mais de 15/18 meses.

A Comissão de Honra é constituída pelo presidente da Câmara Municipal do Crato, João Teresa Ribeiro, pelo presidente da Assembleia Municipal do Crato, Fernando Carmosino Bastos Silva, e pelo presidente da ACRA, Élio Machuqueira.

Da Comissão Organizadora fazem parte Fernando Gorgulho, vereador da Câmara Municipal do Crato, Francisco Félix, da ACRA, e Maria do Rosário Matutino, médica veterinária da Câmara Municipal do Crato.

O juiz previsto é João Paulo Bessa, os comissários de pista são Liliana Félix e Miguel Cutileiro, enquanto a médica veterinária é Maria do Rosário Matutino.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Arronches - Junta de Freguesia de Assunção promove passeios ao Alqueva

A Junta de Freguesia de Assunção vai promover dois passeios ao Alqueva para reformados e pensionistas residentes na área desta freguesia, a terem lugar a 8 e 22 de setembro de 2012. 

Para mais informações ou inscrição no passeio consultar cartaz em anexo.  

Avis - Canoagem na Ribeira de Seda


Integrada nos Jogos Concelhios – Avis 2012, o Núcleo Regional de Portalegre da QUERCUS, vai organizar no próximo dia 2 de Setembro, uma descida em canoa e kayak, na Ribeira de Seda, em Avis.

Esta descida terá início na descarga da Barragem do Maranhão, e terminará junto à ponte de acesso à povoação de Cabeção (Ponte da Ordem). O percurso será de nível médio/baixo, com uma duração de cerca de 3,5 horas, e decorrerá por locais de grande interesse paisagístico e ambiental.

Serão realizadas actividades de observação de fauna e flora, assim como abordadas temáticas relacionadas com a educação ambiental.

Durante o percurso existirá uma presença permanente de elementos da organização, estando a concentração de início da actividade marcada para as 8.30h, junto ao Clube Náutico de Avis.

As inscrições, gratuitas, estão abertas a todos os interessados até ao dia 31/8/12 (12 horas), sendo as mesmas limitadas ao número máximo definido. A inscrição inclui o seguro e o material mínimo indispensável à realização da actividade (embarcação, pagaia e colete).

Para mais informações, ou inscrições, devem contactar pelos e-mails: portalegre@quercus.pt // quercus.portalegre@gmail.com ou Telefones: 96 010 70 80 // 96 020 70 80), sendo que para efeitos de inscrição devem enviar nome completo, data de nascimento, número de documento de identificação e contacto telefónico directo.

Apoio: Município de Avis

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Arronchenses deslumbram no Crato a cantar o fado no Verão Total da RTP

As jovens arronchenses Leonor Fatouce e Mariana Paulino, deslumbraram esta tarde no Crato ao participarem em direto no programa da RTP1 grandes revelações do Fado, um concurso que decorre na RTP dedicado à descoberta de jovens valores do fado, numa homenagem a Amália Rodrigues.

O Grande Prémio do Fado é uma parceria RTP/Rádio Amália, tratando-se de um concurso desenvolvido deste Outubro de 2011 no programa Portugal no Coração, que continua no programa Verão Total da RTP.

Muito aplaudidas pelo público que no Crato assistia ao programa Verão Total da RTP1, Leonor Fartouce, com o fado  "A Bia da Mouraria" e Mariana Paulino,com o fado Lisboa a Namorar", tiveram um desempenho excelente, segundo as palavras dos fadistas José Gonçalez e Gonçalo da Câmara Pereira.

O vencedor deste concurso onde os telespetadores da RTP podem votar via telefone no seu fadista preferido dá um passaporte direto para a Gala da Grande Finalíssima a realizar no Casino Estoril, a 6 de Outubro, numa emissão transmitida pela RTP. Além de ser a Gala do Grande Prémio do Fado será também uma homenagem à grande diva do fado, Amália Rodrigues na data da sua morte.

Para votar na Leonor Fartouce - ligue 760 100 811
Para votar na Mariana Paulino  - ligue 760 100 813
Nota: valor da chamada (0,60 euros + IVA)



Destaques da edição de agosto do jornal Noticias de Arronches

A edição de agosto do Notícias de Arronches vai estar disponível nos locais habituais esta quarta feira dia 29 de agosto 2012.

Nesta edição os destaques do jornal vão para as Festas da Esperança e de Nª Srª de Assunção

 Em entrevista ao jornal o Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches fala das obras no quartel e da importância das festas dos bombeiros para angariação de receita.

Com chamada à primeira página o encerramento da “Casa do Concelho de Arronches” em Lisboa, com a acusação de falta de diálogo entre o Município e os seus directores.

Na política o destaque vai para a única Reunião da Câmara do mês de agosto que decorreu na Freguesia dos Mosteiros, onde entre outros assuntos foram atribuídos os subsídios a colectividades e associações e a oferta por parte da autarquia dos manuais escolares aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Ainda na seção dedicada à política podem ser lidas as colunas de opinião e temáticas dos diversos colaboradores, bem como a agenda com o desporto e os espectáculos”.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Arronches – Leonor Fartouce esta terça feira no Verão Total da RTP


A jovem arronchense Leonor Fartouce vai participar esta terça feira dia 28 de Agosto no reality show da RTP “Verão Total”, em direto do Crato a partir das 14h00.

“Verão Total” é o programa que a RTP que vai para o ar de 2.ª a 6.ª feira, durante os meses Julho e Agosto, a partir de uma cidade, região ou localidade portuguesa, nesta ocasião em direto da vila do Crato para divulgar o “FESTIVAL DO CRATO 2012” a dar Música à Crise de 29 de Agosto a 1 de Setembro.

Futebol: Campeonato Distrital Sénior arranca a 7 de outubro


As quinze equipas que irão disputar a próxima época do Campeonato Distrital Sénior em Futebol 11, têm a primeira jornada no domingo dia 07 de Outubro com seguintes encontros:

 Distrital Sénior 1ª jornada         
    
Domingo, 07 Outubro 2012

15:00 - Campomaiorense - Esperança                      
15:00 - Alpalhoense - Crato              
15:00 -Montargilense – L .Condestável                    
15:00 - O Elvas - Terrugem               
15:00 - Santo Amaro - Os Gavionenses                    
15:00 - Gafetense - S. Eulalia           
16:00 - Mosteirense - Portus Alácer  
           
Folga: Fronteirense     

Consulte aqui o calendário do campeonato selecionando  a respetiva jornada:

domingo, 26 de agosto de 2012

Estremoz – Lançamento do livro “Memórias do Tempo da Outra Senhora”



“Memórias do Tempo da Outra Senhora”, é o título do livro da autoria do escritor estremocense Hernâni Matos, a ser lançado pela Colibri, no próximo dia 1 de Setembro (sábado), pelas 16h00, na Igreja dos Congregados, em Estremoz, no decurso das Festas à Exaltação da Santa Cruz.

O livro com Prefácio de António Simões e Posfácio de Francisca Matos, tem capa de Carlos Alves e é ilustrado com 53 imagens que maioritariamente são imagens de Estremoz do passado.

Trata-se de um livro que é uma viagem aos tempos de infância e de juventude do autor. Nele se encontrarão registos dum tempo que já não existe, mas que perdurou sob a forma de afectos: os jogos e as brincadeiras de infância, a escola, a vida familiar, a cidade e os divertimentos juvenis.

Segundo o autor “São memórias que são retratos de uma época com marcas identitárias bem definidas e que a alquimia das palavras fez emergir no presente, já que “A verdade é como o azeite, vem sempre à tona de água”.”

No lançamento do livro, a apresentação deste e do autor estarão a cargo do Dr. Fernando Mão de Ferro (Colibri) e Prof. Doutor Augusto Fitas (Universidade de Évora). Leitura de excertos a cargo de Adelaide Glória, Ana Mateus, Georgina Ferro, António Simões, Fátima Crujo, Francisca Matos, Maria do Céu Pires e Odete Ramalho.

sábado, 25 de agosto de 2012

Futebol - campeonato distrital AF Portalegre tem inicio a 7 outubro


O campeonato distrital AF Portalegre, época 2012/13, arranca a 7 de Outubro, com o sorteio de todas as provas a realizar-se hoje dia 25 de agosto, pelas 10h00, no auditório do Museu das Tapeçarias de Portalegre.

Participam 15 equipas: Campomaiorense, Elvas CAD, Gafetense, Fronteirense, Alpalhoense, Mosteirense, Esperança, Condestável, Portus Alacer, FC Crato, Terrugem, Santo Amaro, Santa Eulália, Gavionenses e Montargilense.

Em relação à época anterior verificaram-se as desistências das equipas: Degoladense, Arronches e Benfica, Alegrete, Monfortense e Elvenses.

As competições oficiais têm inicio a 7 de Outubro.

Jogos de pré-época

Dia 8/09/2012 - FC Mosteirense - GDR Gafetense.
15/09/2012 - FC Mosteirense - ADJ Santa. Eulalia.
19 ou 20/09/2012 - ADJ Santa. Eulalia - FC Mosteirense.
23/09/2012 -  FC Mosteirense - AC Portus Alácer.
27/09 AC Portus Alácer vs  FC Mosteirense.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Arronches - Corte no abastecimento de água na freguesia de Assunção

Para mais informação consultar aviso em anexo

Arronches – Hoje foi dia de Feira

Em Arronches como manda a tradição, hoje dia 24 de agosto foi dia de feira, com uma manhã de temperatura amena foram muitos os arronchenses e visitantes espanhóis que aproveitaram para fazer compras na Feira, ou simplesmente passear no recinto da feira convivendo com conhecidos e amigos.

Como habitualmente os vendedores de fruta com destaque para boa melancia da região e plantas como couve ou alface coloriram o recinto onde não faltaram as barracas com utensílios para a agricultura e venda de aves.

Ficam algumas imagens da Feira de Agosto.




quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Urra - Festas de S. Tiago 2012

As festas em honra de Nossa Senhora das Mercês e do padroeiro S. Tiago, estão a decorrer na freguesia de Urra de 23 a 26 de agosto.

Para mais informação consultar cartaz dos festejos em anexo.

Elvas – Mais um fogo na zona envolvente da cidade


Elvas tem registado este verão um número inusitado de focos de incêndios nas zonas envolventes da cidade, uma prática criminosa que nos últimos anos queimou inclusive as encostas do Forte da Graça.

O último episódio desta saga que já regista mais de 10 incêndios só nesta época aconteceu ontem dia 23 de Agosto com o alerta a ser dado cerca das 16h00, para mais um foco de incêndio no Bairro das Pias, no local onde arderam cerca de dois hectares de mato, para além do forte aparato policial (recorde-se que em Elvas os Bombeiros já tem sofrido agressões quando procedem à extinção de fogos), estiveram os Bombeiros de Elvas com três viaturas, sendo os mesmos  auxiliados pelas corporações de Arronches,  Campo Maior, Borba e Monforte.

As autoridades tomaram conta de mais esta ocorrência.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Porto da Espada – Em festa com as afamadas largadas de touros

Porto da Espada no concelho de Marvão vai estar em festa de 24 a 30 de agosto , tendo como atracão principal as afamadas largadas de touros conhecidas em toda a região.

A missa e Procissão em honra e louvor de Nossa Senhora das Dores, vão ter lugar no domingo dia 26 pelas 17h00.

Para mais informação consultar cartaz em anexo.


Santo Aleixo em festa de 24 a 28 de agosto

Santo Aleixo no Concelho de Monforte vai estar em festa de de 24 a 28 de agosto de 2012.

Para mais informação consultar programa 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Centenário do 1º Congresso dos Trabalhadores Rurais comemorado pela CGTP-IN

O Secretariado Inter Regional do Alentejo/CGTP-IN   leva a efeito  as comemorações do Centenário do 1º Congresso dos Trabalhadores Rurais e das Greves Gerais de 1911 e 1912, que vão decorrer em Évora nos dias 25 e 26 de Agosto de 2012.

Esta última greve teve grande impacto no distrito de Portalegre tendo ocorrido aqui a prisão de diversos dirigentes sindicais no decorrer de uma manifestação de apoio aos grevistas de Évora.

Nas comemorações participa o Secretário-Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, que nessa qualidade é a primeira vez que se encontra no Alentejo.


Arronches - Concurso de Fotografia "Freguesia de Assunção"



Para mais informação e regulamento do concurso aceder ao Site da Junta de Freguesia de Assunção.

Castelo de Vide - 10ª edição da Universidade de Verão do PSD



A 10ª edição deste encontro vai decorrer de 27 de Agosto a 2 de Setembro. Os temas em discussão serão a lusofonia, Europa Social e empreendedorismo. 

Além de Luís Amado, participam na Universidade de Verão do PSD Jorge Fonseca, Miguel Morgado, Paulo Rangel, Paula Teixeira da Cruz, António Borges, Carlos Pimenta, Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Moreira da Silva.


A sessão de abertura tem lugar no dia 27 de Agosto contando com as presenças do deputado ao PE Carlos Coelho, presidente da JSD deputado Duarte Marques, secretário-geral do PSD deputado José Matos Rosa, presidente do Instituto Sá Carneiro Carlos Carreiras e primeiro vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva.
Na sessão de encerramento, domingo 2 de setembro, vai estar presente o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

A organização da Universidade de Verão está a cargo de Carlos Coelho.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Arronches – Grupo de Forcados venceu em Meãs do Campo Troféu para a melhor pega na corrida de touros do Agricultor do Baixo Mondego


O campo de futebol de Meãs do Campo, em Montemor-o-Velho, estreou-se no passado domingo como arena onde decorreu a primeira Corrida de Touros do Agricultor do Baixo Mondego, uma iniciativa integrada na Festa das Colheitas 2012.

Foi nesta arena onde o Grupo de Forcados Amadores de Arronches venceu o Troféu para a melhor pega por intermédio do forcado Filipe Redondo que consumou ao segundo intento numa pega rija.

O outro toiro que calhou em sorte aos Amadores de Arronches foi pegado ao primeiro intento por Fábio Mileu.
Filipe Redondo acabaria por sair lesionado de Meãs do Campo no joelho ao qual já antes tinha sido operado.



Arronches – Três jovens detidos pela GNR por posse de haxixe

A GNR de Portalegre anunciou hoje em nota de imprensa ter detido três jovens por posse de haxixe, durante uma operação de rotina de combate ao tráfico de estupefacientes, nas vias de acesso a Espanha.

Os três jovens, com idades compreendidas entre os 19 e 20 anos, são todos residentes em Portalegre, tendo os mesmos sido intercetados e detidos, ao início da noite do passado domingo, por militares do Posto da GNR de Arronches.

A mesma fonte revelou que a quantidade de “bolotas de haxixe” apreendidas seria suficiente para mais de 175 doses individuais daquele produto estupefaciente.

Os detidos foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência e posteriormente libertados, ficando os mesmos a aguardar o desenrolar do processo por decisão do Ministério Público.


Monforte – Corrida à portuguesa em tarde difícil para os forcados


A praça de touros de Monforte, reabriu este domingo, depois de três anos encerrada por falta de licenciamento, com uma corrida à portuguesa, sendo o cavaleiro João Moura o cabeça de cartaz.

A praça de touros estava encerrada há mais de três anos por falta de licenciamento por parte da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) e por necessitar de obras de requalificação.

O presidente do município de Monforte, Miguel Rasquinho em declarações à imprensa referiu que a autarquia investiu "cerca de 80 mil euros" nas obras de remodelação da Praça de Touros João Moura.
"Nós fizemos obras nas casas de banho, remodelámos o miolo da praça, recuperámos a enfermaria e cavalariças e criámos lugares e acessos para deficientes", explicou, ainda que este ano a praça vai ser cedida aos cavaleiros da localidade João Moura e Paulo Caetano.

Na corrida de reinauguração da praça de touros o cartel foi composto pelos cavaleiros de Monforte, João Moura e Miguel Moura (praticante), e ainda Marcos Tenório "Bastinhas Jr".

As pegas que foram duras estiveram a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e Monforte, capitaneados respetivamente por Vasco Pinto e Ricardo Carrilho.

Lidaran-se seis touros com o ferro de Francisco Romão Tenório, ganadaria que pasta no concelho de Arronches.

Para mais informação e fotos desta corrida de touros pode aceder ao trabalho publicado no Site Diário Taurino em:


Foto: Diário Taurino 

domingo, 19 de agosto de 2012

Arronches – Paróquia comemora Projeto Igreja Aberta com edição de livro

Numa edição da Diocese de Portalegre – Castelo Branco a Paróquia de Arronches acaba de ser lançado o livro comemorativo dos 10 anos de Voluntariado para manter a Igreja Matriz aberta de terça feira a domingo, na Paróquia de N. Sra. da Assunção.

A obra que contem recolha de testemunhos escritos de Maria Helena Reis e fotografias do Padre Fernando Farinha e Emílio Moitas e capa de António Pascoal, pode ser adquirida na Igreja Matriz. 

Em suma uma peça de colecção que valoriza o património arronchense e ao mesmo tempo homenageia o Padre Marcelino Marques, obreiro deste projeto e os seus 41 voluntários, que desde 2002 vêm possibilitando o acesso à igreja por parte de turistas e visitantes ou pessoas que buscam o espaço religioso para recolhimento e oração.



sábado, 18 de agosto de 2012

Monforte – Festas de Nossa Senhora do Parto 2012


 As tradicionais Festas de Nossa Senhora do Parto estão animar Monforte de 15 a 19 de agosto de 2012.

Os festejos tiveram início na passada quarta feira dia 15 de Agosto pelas 18h30, com as cerimónias religiosas em honra da senhora do Parto.
Um momento grande destas festas aconteceu na manhã deste sábado com o Cortejo de Oferendas da Santa Casa da Misericórdia de Monforte.

As festas terminam amanhã domingo dia 19, com o Encontro de Aeromodelismo, a ter lugar pelas 09h00 junto à Praia Fluvial, seguido da grande Corrida de Touros pelas 17h30 na Praça de touros de Monforte.

A organização da festa é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte com o apoio do Município de Monforte, Junta de Freguesia de Monforte e Bombeiros Voluntários de Monforte







sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Arronches – Jovens feridos em tumultos esta madrugada nas Festas de Alegrete


As festas de Alegrete em Honra de Nossa Senhora da Alegria, que decorrem até ao próximo domingo dia 19 de Agosto, nesta localidade do Parque Natural da Serra de S. Mamede, foram   na passada madrugada palco de tumultos com grupos de jovens de Portalegre e Arronches que se envolveram em violentas cenas de pancadaria.

Na origem deste infeliz sucesso para alem do muito álcool estão ainda fatos não apurados, segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, foi recebido na sua central um pedido de socorro cerca das 07h00 da manhã desta sexta feira, tendo sido transportadas de Alegrete duas vítimas com ferimentos de diversa consideração para o Hospital de Portalegre.

Santa Eulália – Festas 2012 esta noite com José Lito Maia e largada de touros

A vizinha localidade de Santa Eulália está a comemorar as tradicionais Festas de Verão este fim de semana de 17 a 20 de Agosto.
Para o arranque das festas destacamos a tourada e variedades com o conhecido “José Lito Maia”, pelas 22h00 e ainda a Largada de touros pelas 03h00 da madrugada.

Para mais informação consultar programa das festas em anexo. 


XIX Festival Medieval Villa de Albuquerque


No séc. XIV, a vizinha vila espanhola de Albuquerque na província de Badajoz, na raia extremeña foi testemunha dos amores de D. Pedro e Dona Inês de Castro, protagonistas e vítimas de complexas e desafortunadas circunstâncias.

Os habitantes de Albuquerque num misto de realidade voltam cada ano a recriar a lenda de D. Pedro e Dona Inês de Castro, que terá lugar durante os dias 16 e 19 de agosto 2012.

Para este evento histórico o Ayuntamiento de Alburquerque convida portugueses e espanhóis a participar nesta história de amor, agora revividos com diversas atividades a decorrer durante este fim de semana.

 Para além da recriação histórica, teatro, animação de rua, é possível ainda assistir a conferências e concertos, bem como conhecer artesão e comerciantes no mercado medieval e saborear a saborosa gastronomia raiana.

Campo Maior - Mini-festas do Povo 2012 no jardim municipal

Em Campo Maior, a feira de Santa Maria de Agosto tem este ano umas mini-festas do Povo que têm por objetivo recriar e homenagear as tradicionais Festas do Povo transformando o Jardim Municipal, da vila, num "Jardim de Papel" entre os dias 15 a 19 de Agosto de 2012.

Durante este período o Jardim Municipal estará decorado com as tradicionais flores de papel e animado com diferentes espetáculos musicais e feira de Artesanato, "mantendo viva a arte e tradição das Festas do Povo”

Esta iniciativa, que está integrada na Feira de Santa Maria, é promovida pela Autarquia de Campo Maior em colaboração com a Associação das Festas do Povo e diversas empresas e instituições.