segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Arronches - Investigadora Fátima Velez de Castro e família Carp. Willem e Aletta, em destaque na revista “Domingo” do Correio da Manhã


 Em busca do paraíso alentejano

A serra de São Mamede é cada vez mais um refúgio para imigrantes do norte da Europa. Gente com dinheiro, que procura paz e sol, um trabalho do jornalista José Carlos Marques publicado pela revista do Correio da Manhã “Domingo”, do passado dia 05 de agosto de 2012.

Neste trabalho é destacado o estudo das populações de sete concelhos raianos do Alto Alentejo e duas comarcas espanholas da Extremadura junto à fronteira, da investigadora Dr.ª Fátima Velez de Castro, que durante cinco anos, entrevistou estrangeiros em Portugal e Espanha e chegou a conclusões surpreendentes. "Constatei que nesta região vivem pessoas de 164 nacionalidades, o que mostra uma grande diversidade".

A família Carp. Willem e Aletta, naturais da Holanda a residir no concelho de Arronches, local onde atualmente se dedicam à criação reprodutores da raça Limousine na herdade da Nave do Grou, são também um exemplo de empreendedorismo em terras do Norte Alentejano destacado pela “Domingo”.

Para ler este trabalho de 4 páginas pode aceder a:


3 comentários:

  1. Parabéns Moitas por divulgar o que se passa na nossa terra sem floreados ou motivações politicas, facto que pude constatar nas minhas idas à terra dado o seu contributo não ser do agrado das diferentes cores politicas. Parabéns estes extensivos à Dr.ª Fátima Velez pelo seu trabalho e também a essa família holandesa que em diversos certames agro-pecuários tem divulgado o que de melhor se faz em Arronches.
    São exemplos e gente como vós que me deixam orgulhoso de ter nascido Arronchense.

    M. Sequeira

    ResponderEliminar
  2. Amigo Sequeira agradeço as suas palavras, assim como a gentileza do envio das imagens antigas de Arronches, quanto ao meu trabalho neste espaço não ser do agrado de todos isso é normal como o tal dito “ galinha da vizinha é sempre melhor que a minha”, já agora em relação aos políticos da nossa terra tenho outra opinião, a todos lhe reconheço muito mérito e claro que alguns erros, errar é comum aos humanos, mas uma coisa é certa todos contribuíram na medida do possível para a melhoria desta terra, veja-se por exemplo o caso da Piscina Municipal Climatizada , uma obra deu emprego a muita gente e dotou Arronches deste tipo de equipamento antes inclusive que Elvas ou Portalegre, o Centro Cultural, a Rede Viária do Concelho entre muitos outros.
    Atualmente e em tempos de vacas magras, conseguiu-se encontrar uma solução o Hotel que estava encalhado, divulgar Arronches e as suas actividades como se pode constatar ainda recentemente com o sucesso que foi a III Feira das Actividades Económicas, entre outros projetos em curso.
    É também nestes exemplos vindos de gente sabia e ao mesmo tempo humilde como foi o ex presidente Miguel Lagarto que sinto orgulho em ser arronchense.
    Moitas

    ResponderEliminar
  3. Prezado Emilio Moitas, muito obrigada pelo post. Votos de boa continuação do seu excelente trabalho!
    Um abraço de amizade,
    Fátima Velez de Castro

    ResponderEliminar