quinta-feira, 7 de junho de 2012

Arronches - Apresentação do livro "Rexistir" de Santa-Maia Leonardo


 Na noite de ontem (dia 6) na Biblioteca do Centro Cultural de Arronches, o Dr. Santana-Maia Leonardo colaborador do jornal Notícias de Arronches, apresentou a 2ª edição do seu livro de prosa e poesia "Rexistir".

Este acto cultural foi organizado pela Câmara Municipal de Arronches e contou com o apoio do Noticias de Arronches.
Com mais de três dezenas de pessoas na sala, algumas delas autarcas dos vários quadrantes políticos, a apresentação desta obra contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Arronches e do seu Vice-presidente.

A apresentação do autor foi feita pelo director do Notícias de Arronches que, nesta ocasião conheceu pessoalmente o seu colaborador, referindo o episódio que o levou a endereçar- lhe o convite para manter nesta publicação uma coluna de opinião mensalmente. Realçou ainda o caracter e verticalidade do autor de "Rexistir".

Fermelinda Carvalho saudou a presença de Santana-Maia Leonardo em Arronches para depois se seguir a intervenção do autor.
A sessão terminou com poemas do autor, Fernando Pessoa e José Régio ditos pelo Juiz Conselheiro, José Mesquita que arrancou os aplausos da assistência sobretudo quando recitou o poema "Mostrengo" de Pessoa.

Como nota à margem daquilo que seria um evento em torno da escrita, lamentamos que, a determinada altura, descambasse para a vertente política mas que foi inevitável. Gostaríamos sinceramente que este evento se tivesse cingido única e exclusivamente ao tema que nos juntou nesta noite: A obra do autor enquanto, escritor e poeta.
Texto e fotos Fernando Marques (Notícias de Arronches)

1 comentário:

  1. Em relação aos ilustres convidados que ontem animaram a Biblioteca Municipal,quero destacar a frontalidade e verticalidade com que o autor defendeu as suas ideias e convicções.Porque à volta da escrita se falou e como se abriu um diálogo entre orador e assistência, incentivado pelo próprio,permita-me senhor Fernando Marques, discordar do seu comentário final. O acto de escrita, a afirmação de ideias e valores, o próprio ar que respiramos, é política,a unanimidade quando todos comungamos do mesmo propósito,é política.No caso concreto,não me identifiquei com algumas das afirmações do Sr Doutor Leonardo e muito naturalmente expressei a minha opinião, que julgo terá contribuído para uma secção mais viva e participada.Não me leve a mal, senhor Marques este reparo, mas a sua amizade e consideração legitimam a liberdade de tomar tal posição.

    ResponderEliminar