quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Arronches - Perus pretos do Alentejo criados em liberdade “O melhor manjar da Ceia de Natal”

Arronches ainda produz o melhor e mais tradicional da Ceia de Natal, o famoso peru preto do Alentejo, criado em liberdade numa exploração agrícola do concelho.


A experiência com esta espécie avícola, que tem grande aceitação junto dos consumidores, durante a sua fase de crescimento apenas se alimenta do que a natureza lhe proporciona (insetos, plantas, sementes, azeitonas ou bolota ou creiais), tem sido bem-sucedida.


“As pessoas sabem que estes perus não levam qualquer tipo de antibiótico sendo criados de forma biológica Por isso, tardam 8 meses a estar criados ao contrário de os produzidos em aviários em 45 dias”, referiu-nos o produtor.


Os perus criados em Arronches, destinam-se a ser vendidos nos dias que antecedem ao Natal, prontos para dentro de pouco tempo chegarem à mesa de Natal, fazendo as delícias de algumas famílias, que optam pelo sabor e qualidade   desta ave criada no em liberdade no campo.


RESERVAS: 936 563 410


Para usufruir deste privilégio os interessados poderão fazer reserva de perus, junto do produtor, ter em atenção que numero de aves é limitado e sujeito a rutura de stock.


De referir que esta ave de belas penas, e estranhos pescoços vermelhos e azulados, chegou à Europa no século XVI trazido pelos portugueses e espanhóis depois da descoberta da América. 


Sagunto escritos antigos quem começou a domesticar os perus, que existiam em estado selvagem, foram os maias, primeiro, e depois os aztecas.


Quando os espanhóis chegaram ao Golfo do México encontraram o peru e ficaram maravilhados”.


Chegados à Europa, fizeram um enorme sucesso nas mesas dos nobres, e mais tarde passaram a ser um dos pratos principais da Ceia de Natal.

Com/ Emílio Moitas




 

Sem comentários:

Enviar um comentário