terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Alentejo - Museu da Tapeçaria de Portalegre assinala centenário do nascimento de Guy Fino


Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy fino assinala simbolicamente, no dia 1 de dezembro, o centenário do nascimento de Guy Fino.

 

Todas as celebrações que estavam programadas para comemorar este centenário e que não poderão ir à avante, devido à pandemia da COVID-19, “serão realizadas, espera-se, em 2021, com um vasto programa de atividades já planeado: conferências, exposições em Portalegre e Lisboa, um documentário sobre a Manufactura de Portalegre (que contará com imagens de Guy Fino, da sua família, amigos e artistas), assim como um catálogo sobre a Manufactura de Portalegre”.

 

As Tapeçarias de Portalegre são fruto de persistência, da dedicação e do carinho de Guy Fino. E que histórias e episódios dramáticos e anedóticos estiveram associadas a esses 50 anos de actividade! É que Guy Fino era, também, um conversador nato e um repositório de referências sobre a história de Portalegre.


Com a sua morte física desaparece um Homem a quem Portalegre muito deve, mas também uma figura que deu um contributo valiosíssimo à cultura portuguesa contemporânea.


Ao atribuir ao Museu de Tapeçaria de Portalegre o nome de Guy Fino pretendeu-se prestar a justa homenagem ao homem que definitivamente integrou Portugal na lista dos grandes produtores internacionais de Tapeçaria.


Faleceu em Lisboa a 13 de setembro de 1997, com 76 anos, deixando duas filhas, também elas empresárias empreendedoras e de sucesso.


Sem comentários:

Enviar um comentário