segunda-feira, 18 de abril de 2022

Elvas – No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios divulgou património militar

Em Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, fomos á descoberta do sistema fortificado de Elvas, tem mais de 10 km de perímetro e é um dos maiores, mais singulares e melhor preservados recintos militares da Europa.


As fortificações de Elvas são hoje Património Mundial. O preservado conjunto militar é formado pelas muralhas islâmicas e medievais e pela cintura de muralhas do séc. XVII influenciada pelo estilo holandês de Cosmander, para além do Forte de Santa Luzia (séc. XVII), do Forte da Graça (séc. XVIII) e de 3 fortins do séc. XIX – São Mamede, São Pedro e São Domingos.


Embora os museus encerrarem às segundas feiras, o Museu Militar de Elvas abriu as suas portas para a realização de visitas guiadas a duas casamatas das Fortificações Abaluartadas, com o diretor do museu, o coronel Nuno Duarte a receber os visitantes, com visitas guiadas pelas 10h00 e pelas 15h00.


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982, pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.


Desde então, esta data comemorativa oferece a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

 Foto/ E. Moitas / 18/04/2022

 

Sem comentários:

Enviar um comentário