terça-feira, 19 de abril de 2022

Arronches - Aumentam os ninhos de cegonha-branca no Centro histórico


Arronches tem assistido nos últimos anos ao aumento de ninhos de cegonha no Centro histórico, depois de quase terem desaparecido do núcleo urbano, a cegonha branca voltou a colonizar os seus antigos territórios de nidificação, que no passado se resumia ás torres das igrejas e torreão do castelo.


Em 2022 um casal de cegonhas optou por construir o ninho na Torre do Relógio na Praça da República, aproveitando um equipamento de telecomunicações ali existente, fato que não passa desapercebido a visitantes e residentes.

 

A cegonha-branca é uma ave familiar na cultura portuguesa e um elemento muito característico da paisagem em muitas regiões do País com destaque para o Alentejo. A maioria destas aves realiza uma emigração para África no Outono, regressando em dezembro para construir o ninho.


O casal monógamo de cegonhas constrói um ninho com pequenos ramos, que usa ao longo de vários anos, sendo melhorado e aumentado em cada ano, podendo atingir 800 kg de peso e 225 cm de diâmetro.


Com o aumento de ninhos começam também as preocupações de alguns residentes na zona a pretexto da sujidade motivada pelas cegonhas em telhados e edifícios, o que motiva por vezes a transferência de ninhos que se encontram em locais de risco ou problemáticos para plataformas artificiais.


Tudo tem de ser feito entre setembro e dezembro, antes da época de nidificação com conhecimento prévio do ICNF.


Uma operação delicada, mas benéfica para ambas partes, que prova que património e natureza pode coexistir em harmonia.

Fotos/ Emílio Moitas / abril 2022


 

Sem comentários:

Enviar um comentário