sábado, 5 de fevereiro de 2022

Arronches – Município melhora limpeza das encostas dos passadiços da nova Zona Ribeirinha

O arranjo das margens do Rio Caia e da Ribeira de Arronches desde a Ponte do Crato até à Ponte de Santa Maria, zona onde foi implantado recentemente o novo  “Passadiço Ribeirinho de Arronches”, e que devolveu parte das margens da ribeira à população como zona de lazer, está a ser alvo  de melhoramentos paisagísticos que visam o desmantelamento das construções edificadas na encosta da margem oposta à ao passadiço, e popularmente conhecidas em Arronches  como “barracas de horta”, locais onde se criavam alguns animais domésticos como galinhas ou porcos.


Esta segunda fase de trabalhos agora em curso vai certamente contribuir para melhoria visual e paisagística da zona envolvente ao passadiço de madeira, com algum ordenamento das desordenadas construções abarracadas que desvirtuavam uma das zonas mais bonitas junto ao perímetro urbano da vila e que permitir usufruir da paisagem ribeirinha ou da simples contemplação com o perfil da vila de Arronches de fundo.

 

Segundo a Câmara Municipal esta solução foi devidamente comunicada aos ocupantes dos referidos espaços, estando a autarquia certa de que irá favorecer muito uma obra que, quando totalmente finalizada e pronta a utilizar, irá ser, segundo a convicção do Município, do agrado de todos os arronchenses.

 

Uma obra que no início foi alvo de alguma contestação pela escolha do traçado em algumas zonas, começa hoje seguramente a ser uma mais-valia para o concelho, não só nos benefícios que vai trazer aos munícipes, e aos turistas que nos visitam. 

 

Um projeto que digamos no futuro poderá ser enriquecido e melhorado com o aproveitamento e divulgação de vestígios arqueológicos, como por exemplo o que ainda resta das fundações da velha ponte demolida no final dos anos 1950 do século passado, junto à atual ponte de Santa Maria. As antigas passadeiras ou poldras em granito ainda existentes, infelizmente as melhor localizadas e preservadas que no passado permitiam a travessia da ribeira no acesso a Santa Luzia, foram destruídas no Tinte há relativamente poucos anos.


Outra das mais valias para este percurso pedestre ribeirinho, seria a possível recuperação das ruínas do antigo moinho de água do “Serrainho ou Sarrainho” como é denominado em Arronches, atualmente (propriedade privada), como um espaço museológico de memória da arqueologia industrial moageira dos muitos moinhos de água, ou azenhas, que na passada foram uma atividade importante na economia local, no processo de moer cereais e produzir farinha no concelho de Arronches.


A água que corria pela levada desde o açude fazia girar a roda do moinho, cujo movimento era transmitido às mós que moíam o cereal, uma atividade que nos meses de verão estava condicionada ao volume de água que corria na ribeira, e que em anos de seca obrigava mesmo à interrupção da atividade.   


A plantação de algumas espécies ripícolas locais como: salgueiros ou vimes (Salix/família Salicaceae) amieiros (Alnus glutinosa) ou choupos (Populus nigra L.) Família: Salicaceae, para alem de consolidarem as margens da ribeira em épocas de cheias, contribuem também para o habitat de diversas espécies de aves e beleza do percurso.

Fotos/ Emílio Moitas / Município Arronches 













 

Sem comentários:

Enviar um comentário