segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Património Histórico - Proposta de classificação do Megalitismo Alentejano foi publicada em Diário da República

A abertura do procedimento de classificação do Megalitismo Alentejano, que totaliza 2.049 monumentos, por proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), foi publicado hoje em Diário da Republica.

 

Segundo a DRCAlentejo, o processo de classificação foi desencadeado em outubro de 2020 pela Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

 

A diretora regional requereu, junto da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Nacional de Cultura, a classificação urgente e excecional de todo o conjunto do património megalítico da região do Alentejo como conjunto de interesse nacional.

 

De acordo com a DRCAlentejo, a urgência da salvaguarda deste conjunto surge perante as várias destruições de património arqueológico resultantes do modelo de agricultura superintensiva que tem vindo a ser implementado no Alentejo.


De referir a existência de diversos de diversos Monumentos Megalíticos dispersos um pouco pelo Concelho de Arronches, alguns localizados a escassos metros do centro urbano da vila, como a Anta de Santo António.

Fonte/ Diana FM – Fotos: Emílio Moitas



 

Sem comentários:

Enviar um comentário