terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Há oliveiras com história nas Mouriscas e em Veiros


 

Oliveira do Mouchão, a árvore mais antiga da Península Ibérica


É no Ribatejo no concelho Abrantes, que se encontra a Oliveira mais antiga da Península Ibérica, plantada há 3354 anos nas Mouriscas.


Os pescadores deram-lhe o nome de Oliveira do Mouchão porque era lá que se juntavam antes de correrem para as pesqueiras do Tejo.


O tronco oco foi albergue de crianças, ponto de encontro de namorados, serviu de manjedoura e à sombra dos seus ramos muitos acordos foram selados.


Esta Oliveira é História e Cultura, e acima de tudo é motivo de orgulho das suas gentes.


No passado verão fui conhecer este monumento vivo e recordei-me das oliveiras seculares existentes em antigos olivais junto ao perímetro urbano de Arronches, nunca valorizadas e ignoradas de quase todos e que acabam vítimas da ignorância e da motosserra.


Também recordei a oliveira de Veiros, localizada a dois passos de Arronches e que no passado mês de outubro de 2021, também teve direito à colocação de placas de identificação, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara de Estremoz, Dr. Francisco Ramos e autoridades locais.

 

Oliveira de Mouchão

***************

ESPÉCIE: OLIVEIRA (OLEA EUROPEA L. VAR. EUROPAEA)

IDADE: 3354 ANOS

ALTURA: 8 METROS

PERÍMETRO DO TRONCO: 11 METROS

LOCALIDADE: CASCALHOS, MOURISCAS, SANTARÉM

 

Oliveira de Veiros – Alentejo

***************

A "Oliveira de Veiros" localizada em Veiros, no concelho de Estremoz (Alentejo) tem a idade estimada em mais de 2.000 anos, recebeu um certificado de idade da UTAD. I

 Fotos/ Emílio Moitas / Em Mouriscas e Veiros / 2021








 

Sem comentários:

Enviar um comentário