sábado, 19 de junho de 2021

Alentejo – Presidente da República inaugura a Casa da Cidadania Salgueiro Maia

A “Casa da Cidadania Salgueiro Maia” um projeto que envolveu um investimento global de três milhões de euros, será inaugurada no próximo dia 1 de julho de 2021, uma (quinta-feira), data em que o capitão de Abril assinalaria 77 anos de idade.

 

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou à Câmara Municipal de Castelo de Vide a sua presença na cerimónia de inauguração.

 

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia foi construída no Castelo da vila de castelo de vide, património do Estado, e o projeto, entre outras valências, integra um núcleo museológico que homenageia o capitão de Abril.

 

Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, expressou duas vontades em testamento.


Uma foi ser sepultado naquela vila, em campa rasa, e a outra foi deixar o seu espólio ao município para que fosse objeto de musealização.


Entre as inúmeras peças que fazem parte do espólio do núcleo museológico figura o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.


o projeto deste espaço museológico começou a ser idealizado em 2003 e foi concebido por Fernando António Batista Pereira.

Fotos/ Emílio Moitas 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário