quarta-feira, 4 de novembro de 2020

La Codosera - Dedica escultura à memoria do "mochileiro" o contrabandista raiano


A vizinha localidade de La Codosera, na Extremadura, procedeu recentemente à instalação de uma escultura em homenagem a todos os homens e mulheres, os denominados de contrabandistas raianos que desde tempos remotos e atá quase ao final do século XX, arriscaram a vida por vales e serras das zonas raianas, a transportar café e outros géneros entre Espanha e Portugal.


Foram tempos difíceis onde as crises de trabalho nos campos, eram comuns, ou como aconteceu ainda com maior dureza no pós guerra civil, onde para mitigar a fome a muitas famílias, o único recurso era dedicar-se ao contrabando, praticado quase sempre de noite por caminhos de cabras, suportando para além do peso da mochila às costa, a escuridão, frio ou chuva  ou pior perder a vida por um mau disparo da Guarda Fiscal ou dos Carabineros.


Esta escultura é uma obra artística do escultor local @David Carballo Pérez, ganhador recentemente do premio JABA à melhor escultura, um feito que consegue pela segunda vez, e nesta ocasião com a peça, "Nada que esconder".


A escultura já pode ser vista na plaza del Calvario, na entrada de La Codosera, vindo de Portugal, segundo o Ayuntamiento local, a praça vai ser beneficiada e agendada a inauguração do monumento logo que a emergência sanitária o permita fazer em segurança.


*****************************

Recientemiente se procedió a la instalación de la escultura en homenaje a todos esos hombres y mujeres llamados contrabandistas que en pleno siglo XX se jugaron la vida, para poder sobrevivir del estraperlo de café durante la posguerra en La Raya. Era necesario dar de comer a los hijos.


Obra del escultor local @David Carballo Pérez, al que desde Aquí,  (Ayuntamiento), queremos dar también la enhorabuena ya que hoy mismo le fue notificado el premio JABA a la mejor escultura (premio que consigue por segunda vez) con una pieza titulada, "Nada que esconder".


La plaza del Calvario donde está instalada la escultura será arreglada y Adecentada conveniente y cuando la emergencia sanitaria lo permita se hará una inauguración como merece.

Com/ Emílio Moitas



 

Sem comentários:

Enviar um comentário