segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Alentejo – Pandemia vitimou José Henriques, embaixador da gastronomia portalegrense



José Henriques, uma figura incontornável da hotelaria e da restauração portalegrense, faleceu no passado domingo, dia 15 de novembro, no Hospital de Portalegre, onde se encontrava hospitalizado infetado com Covid-19, a notícia foi avançada pelo Jornal Alto Alentejo.

O empresário de 87 anos foi um dos 70 utentes que testou positivo no surto de Covid-19 verificado nos últimos dias na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.

 

No passado mês de julho, José Henriques e a esposa Helena, foram homenageados pela Santa Casa da Misericórdia e pela Câmara de Portalegre, no âmbito das comemorações do 20º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal.


O casal portalegrense contribuiu, ao longo de muitos anos, para a inovação e divulgação dos pratos tradicionais de Portalegre, deixando um legado à cidade na área da formação de profissionais do sector da Restauração, ao longo da gestão de cinco dos mais importantes estabelecimentos da cidade, o “Plátano”, o “Alpendre”, o “Tarro”, o “Restaurante dos Assentos” e a mítica “Estalagem Quinta da Saúde”, na serra de Portalegre.

 

O casal Henriques  que nos últimos  já recebeu inúmeros prémios e distinções neste sector, dos quais se destacam a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, atribuída em 2016 e a Medalha de Mérito Turístico, Grau Bronze, por serviços relevantes prestados ao Turismo, atribuída pela Secretaria de Estado em 1987, sempre em representação do Alentejo e da cidade de Portalegre.

Com/ Emílio Moitas

Sem comentários:

Enviar um comentário