quarta-feira, 26 de junho de 2019

Portalegre – Faleceu Henrique Salsinha, «o senhor associativismo»


Faleceu esta quarta-feira, dia 26 de junho, no Hospital de Portalegre, vítima de doença prolongada, Henrique Salsinha, personalidade muito estimada e conhecida na cidade, um homem com um papel importante no âmbito associativo local, o que lhe valeu o título de «Senhor Associativismo».

Henrique Salsinha, nasceu em Elvas em 1941,  vindo para Portalegre ainda jovem,  foi funcionário da Administração Regional de Saúde e teve relevante papel na comunidade, dedicando-se ao associativismo em especial ao de pendor cultural, etnográfico, social e desportivo, tendo sido fundador da Tégua, impulsionador da criação do Centro de Acolhimento para os Sem Abrigo e dirigente do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, do Alentejano Futebol Club, do Club Desportivo Portalegrense, da Delegação Regional de Portalegre da Cruz Vermelha, da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre e do Lions Club de Portalegre.

Actualmente era presidente da Direcção do Grupo Pró-Portalegre e foi nesta função que durante os últimos anos lutou para preservar a Festa dos Aventais, que após um interregno de vários anos regressou em 2013 pela sua mão.

Recentemente viu ser inaugurado o Centro Interpretativo dos Aventais – Henrique Salsinha, um sonho que idealizou e que viu concretizado.

Na sua página da rede social Facebook, o do Grupo Pró-Portalegre, manifesta o seu pesar, referindo:

 “O nosso GRANDE E QUERIDO PRESIDENTE HENRIQUE SALSINHA acaba de nos deixar.
" O SENHOR ASSOCIATIVISMO, O EMBAIXADOR DO AVENTAL, UM SENHOR que amava a nossa Cidade de Portalegre ficará para sempre nos nossos corações! Até sempre”.

À família e amigos, apresentamos sentidas condolências.
Fotos/ Emílio Moitas
Fonte/Jornal Alto Alentejo e Grupo Pró-Portalegre 

Sem comentários:

Enviar um comentário