domingo, 15 de abril de 2018

Arronches – Reviveu a romaria do Rei Santo em dia de muita chuva


Como vem sendo tradição a romaria ao Rei Santo, que se comemora 15 dias após o domingo de Páscoa, voltou a animar Nave Fria, com a já conhecida alegria das gentes raianas, que em dia de muita chuva e algumas polémicas à mistura com o local de propriedade particular, onde se vinha celebrando a romaria, voltaram a marcar presença em Honra do Rei Salvador.

A romaria propriamente dita iniciou-se logo de manhã com as partidas simultâneas dos romeiros, portugueses e espanhóis que partiram para a ermida localizada no come da serra do Rei Santo em Nave Fria, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, desde as localidades de Arronches, Esperança, Mosteiros e La Codosera na Extremadura espanhola.

Com a chegada dos caminheiros teve início o programa religioso com a Missa seguida de Procissão pelas 12h00, em honra do Rei Santo.
Terminadas as cerimónias religiosas teve lugar um almoço convívio, com degustação de “Paella extremeña” confeccionada pelo grupo de La Codosera, com degustação de bolos da “Panadería Herrera”.

Cerca das 15h00, aproveitando uma pausa da chuva teve lugar a atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense, no adro da ermida.

Como habitualmente a romaria contou com o apoio das juntas de freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, assim com da Câmara Municipal cedeu transporte de regresso para a vila e freguesias, a partir das 15H30.
Com/ Emílio Moitas






















Sem comentários:

Enviar um comentário