terça-feira, 10 de abril de 2018

Arronches - Parque Natural da Serra de São Mamede comemora 28 anos com passeio pedestre


A 14 de abril celebra-se a criação do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), através do Decreto-Lei n.º 121/89, dessa mesma data.

Uma data que vai ser assinalada pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, que completa 28 anos, com uma com uma caminhada, a ter lugar na freguesia de Mosteiros no concelho de Arronches, no próximo sábado dia 14 de abril.

A concentração está marcada para as 9h30, na Zona de Lazer da Ribeira em Mosteiros.

Para mais informação e inscrições ver programa em anexo.

A serra de São Mamede, a mais importante dos relevos alentejanos, foi objeto de diversos estudos com vista à sua classificação, em consequência do seu interesse geomorfológico, paisagístico, florístico e faunístico, tendo também sido levado em atenção o facto de estar ameaçada a identidade da sua paisagem humanizada, devido ao desaparecimento dos sistemas tradicionais de uso do solo.

A área então classificada é constituída, no essencial, pelas duas unidades geomorfológicas que se diferenciam da unidade regional que é a peneplanície alentejana – a serra e a plataforma de Portalegre (adaptado do preâmbulo do diploma legal que cria o PNSSM).

Trata-se de um espaço que surpreende pela diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e do elenco florístico presente. O simples jogo de altitude e das variedades de exposição, o virar-se para norte ou para sul, refletem-se no coberto vegetal que espelha, de forma clara, as influências atlânticas e mediterrânicas.

À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais, com realce para as aves de presa.

Populações paleolíticas, árabes e romanas, gente medieval, todas deixaram marcas ao longo de um território em que a agricultura foi sempre a atividade dominante.
Fotos/Emílio Moitas/Global News



Sem comentários:

Enviar um comentário