sábado, 14 de abril de 2018

Arronches - Parque Natural da Serra de São Mamede comemorou 28 anos com passeio pedestre em Mosteiros

Hoje dia 14 de abril, celebra-se a criação do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), através do Decreto-Lei n.º 121/89, dessa mesma data.

Uma data que foi assinalada pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, que completa 28 anos, com uma com uma caminhada, a ter lugar na freguesia de Mosteiros no concelho de Arronches, este sábado dia 14 de abril, e que juntou população, responsáveis desta área protegida, autarcas e ambientalistas.

A caminhada teve início cerca das 10h00, com partida da zona de Lazer da Ribeira em Mosteiros, para decorrer entre montados de azinho e vales da ribeira de Arronches nesta zona do Parque Natural da Serra de S. Mamede.

As atividades que assinalaram esta data (PNSSM), terminam com um almoço campestre oferecido pelo município de Arronches.
Vídeo/Fotos/Emílio Moitas/Global News
Veja vídeo no nosso facebook

**********************************
A Serra de São Mamede, a mais importante dos relevos alentejanos, foi objeto de diversos estudos com vista à sua classificação, em consequência do seu interesse geomorfológico, paisagístico, florístico e faunístico, tendo também sido levado em atenção o facto de estar ameaçada a identidade da sua paisagem humanizada, devido ao desaparecimento dos sistemas tradicionais de uso do solo.

A área então classificada é constituída, no essencial, pelas duas unidades geomorfológicas que se diferenciam da unidade regional que é a peneplanície alentejana – a serra e a plataforma de Portalegre (adaptado do preâmbulo do diploma legal que cria o PNSSM).

Trata-se de um espaço que surpreende pela diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e do elenco florístico presente. O simples jogo de altitude e das variedades de exposição, o virar-se para norte ou para sul, refletem-se no coberto vegetal que espelha, de forma clara, as influências atlânticas e mediterrânicas.

À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais, com realce para as aves de presa.
Populações paleolíticas, árabes e romanas, gente medieval, todas deixaram marcas ao longo de um território em que a agricultura foi sempre a atividade dominante.











Sem comentários:

Enviar um comentário