terça-feira, 25 de abril de 2017

Monforte - Romaria à Senhora dos Prazeres reviveu tradição em dia de festa


Numa organização do Município de Monforte realiza-se na passada segunda-feira dia 24 de abril, a tradicional romaria à Senhora dos Prazeres.

Em dia de feriado municipal em Monforte, e como manda a tradição, foram centenas os romeiros que participaram neste evento que contou ainda com carros de parelhas e carroças devidamente ornamentados, que saíram logo de manhã da vila de Monforte em desfile etnográfico até à igreja dos Prazeres, situada a cerca de 8 km da sede do concelho.

Perde-se no tempo a origem desta romaria à Senhora dos Prazeres, venerada pelas gentes da região, com o primeiro testemunho documental referente à sua existência da romaria data do ano de 1758, realizando-se anualmente, na segunda-feira de Pascoela.

Após a procissão realizada ao final da manhã, os romeiros juntaram-se em redor da igreja para confraternizar o resto do dia, partilhando as merendas, numa festa campestre onde não faltou o porco no espeto, bem como uma excelente açorda à alentejana, confecionada pelo amigo, francisco Oliveira, o bom tinto, muita música e tourada à vara larga animaram a festa que se prolongou noite com arraial.

De referir a TVI na manhã da próxima sexta-feira, vai dedicar diversos apontamentos de reportagem à Romaria dos Prazeres 2017.
Fotos: E. Moitas




































Sem comentários:

Enviar um comentário